São Paulo - Realizada pela Sun Microsystems, competição vai premiar trabalhos inovadores e que facilitem o desenvolvimento colaborativo.
Por Redação do COMPUTERWORLD
A Sun Microsystems anunciou a abertura da primeira edição do JavaFX Coding Challenge, concurso mundial que vai reunir estudantes e desenvolvedores de 30 países, incluindo o Brasil. Serão pagos 47 mil dólares em prêmios, sendo 25 mil dólares para o primeiro colocado.
>> Participe das discussões da CW Connect sobre Java
Para participar, os estudantes devem criar aplicações utilizando JavaFX 1.1 e NetBeans 6.5. Os aplicativos submetidos ao concurso serão julgados por um grupo de especialistas que inclui profissionais de marketing de produtos e engenheiros do JavaFX. Um dos membros da equipe é o criador da linguagem Java, James Gosgling.
A comissão julgadora avaliará a habilidade do programador em compartilhar o trabalho com desenvolvedores, o grau de inovação do produto e a capacidade do participante em atrair a atenção do usuário com códigos bem escritos e imagens adequadas.
Segundo Eduardo Lima, gerente de programas acadêmicos da Sun, o objetivo é descobrir ferramentas para o mercado ou para tornar-se referência para a comunidade de desenvolvedores. Lima afirma que os brasileiros sempre têm bom desempenho em concursos do tipo. Em 2008, dois brasileiros ficaram entre os cinco primeiros na disputa para estudantes MySQL/GlassFish Student Reviews Contest.
Os interessados em participar da premiação devem inscrever seus trabalhos
até o dia 29 de maio pelo site www.javafx.com/challenge.