Clicksergipe - Onde Sergipe é a notícia!
       



Seca faz onze cidades do Sergipe decretarem estado de emergência

8/4/2009

Bom Dia Brasil

ARACAJU - Pelo menos onze municípios do estado de Sergipe estão em situação de emergência por causa da seca. A rotina de sacrifícios imposta pela estiagem aos moradores dessas cidades já dura sete meses. Os pastos, os açudes e as lavouras estão secos. Sem alimento, o gado morre e as carcaças ficam expostas pelo caminho.

- Não tem água, nem comida - diz o agricultor Luís da Silva Nascimento

Com a água cada vez mais escassa, abastecer as famílias é um desafio diário.

- Vou levando água para dar a minhas duas filhas. Também uso para fazer a comida e lavar os pratos - conta a dona de casa Ludinete de Oliveira.

O sol é tão forte que racha o chão. E, nos postos de saúde, o atendimento a crianças com sintomas de desidratação dobrou nas últimas semanas. Nos povoados mais distantes, o atendimento é feito em casa. Idosos sofrem com os efeitos da alta temperatura.

- Acredito que seja do calor, porque nunca tive diarréia - afirma o aposentado José Francisco da Silva.

A situação se agrava porque a pouca água que chega às cisternas não tem tratamento. A população desconhece os cuidados que deveria ter.

- A água, sem estar filtrada ou fervida, pode causar diarréia por estar contaminada - alerta a nutricionista Ana Cardoso.


E a previsão do tempo não é das melhores. Além de Sergipe, Alagoas é outro estado que vem sofrendo com a estiagem. A meteorologia não prevê chuva nos dois estados nos próximos dias nas áreas mais secas.