Clicksergipe - Onde Sergipe é a notícia!
       



Jerônimo cobra mais ação do governo federal contra a seca em Sergipe

22/4/2009

O deputado federal Jerônimo Reis (DEM) chamou a atenção do governo federal para a situação crítica dos sertanejos sergipanos. Na opinião dele, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não tem sido solidário com o estado, uma vez que a ajuda de Brasília, para amenizar os efeitos da estiagem, não está chegando a Sergipe.
 
Jerônimo adverte que o quadro nos sete municípios que compreendem o Alto Sertão sergipano é preocupante. “O gado está morrendo, os pequenos produtores apavorados, famílias estão migrando para as sedes municipais e as prefeituras, que enfrentam uma série crise financeira, estão abarrotadas de gente pedindo auxílio. Apesar dessa situação perdurar por mais de nove meses, o governo federal não tem sido sensível. A pouca ajuda que vem de Brasília é insuficiente para atender às necessidades dos sertanejos”, criticou o deputado federal.
 
O parlamentar cita como exemplo Canindé do São Francisco, onde o Exército distribui apenas 560 carradas de água, uma média de 20 litros por dia para cada família atendida pelo programa de carros-pipa, “o que é muito pouco para atender à demanda diária de consumo”. Enquanto isso, completa Jerônimo Reis, “a prefeitura é obrigada a complementar a distribuição com mais 1.600 carradas, ou seja, três vezes mais que o Exército.”
 
“Faço um apelo para que o governo atue de forma emergente e eficiente na região. Não podemos mais tolerar essa insensibilidade com os sertanejos. Chega de omissão, chega de ver famílias sofrendo sem uma gota d’água. Queremos ações, e elas devem chegar o mais rápido possível”, acrescentou Jerônimo Reis.