Clicksergipe - Onde Sergipe é a notícia!
       



'Em tempos de Labirintite...', por Luiz Adelmo

23/4/2009

Até o ator Marcos Palmeira percorrer os 75 municípios deve demorar até outubro de 2010. Coincidência, não?

*** Quem com ferro fere, com ferro será ferido. Depois das últimas eleições governamentais, os peixinhos do PSC abandonaram o antigo aquário e se bandearam para o oceanário governamental. Nesse cardume, não podemos esquecer a estonteante sereia Suzana Azevedo. Como pertenciam à coligação do ex-governador João Alves, o cociente eleitoral dos 6 (?) deputados estaduais só foi possível graças à votação da coligação encabeçada pelos Democratas. A deputada Suzana Azevedo anda chateada com as traíras de seu cardume, que após terem assinado compromisso em levá-la ao TCE (Tribunal de Contas do Estado), voltaram atrás depois das “ameaças” do tubarão Marcelo Déda. O sinistro da questão é que a deputada, ao invés de ficar furiosa com o tubarão predador, preferiu abandonar o cardume de traíras, que afinal estavam apenas defendendo os vários protegidos nomeados por indicação deles em troca da “democrática” governabilidade republicana do “é dando que se recebe”. A propósito, segundo a imprensa noticiou, a deputada Suzana Azevedo entregou a liderança do PSC e também os R$ 45 mil em cargos indicados na folha de pagamento do Governo do Estado, conforme dados declarados na escuta telefônica que veio à tona na época do escândalo do Veras e sua Construtora. Mais sinistra mesmo foi a desculpa do governador Marcelo Déda à deputada Suzana Azevedo justificando que não a apoiaria na pretensão de ser Conselheira do TCE porque seu suplente era Nicodemos Falcão, do DEM. Ainda bem que a nossa política é feita de transparência.

*** A senadora Roseane Sarney é a nova governadora do Maranhão. É provável que a posse da filha do presidente do Senado, José Sarney, provoque mais uma crise de labirintite no governador Marcelo Déda, afinal de contas seu processo de cassação no TSE continua tramitando. No último dia 07/04, na coluna de Cláudio Humberto, o jornalista escreveu: “São as mais robustas, até agora, as provas contra o governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), acusado de abuso de poder no Tribunal Superior Eleitoral, documentado inclusive com vídeos. Mas ele faz pouco da eventual cassação. Acha que “a força de Lula” garantirá a absolvição”. O próximo da lista do TSE será o governador Luiz Henrique (PMDB), de Santa Catarina. Já foram cassados Cássio Cunha Lima (PSDB) e Jackson Lago (PDT), pelo visto abuso de poder não é privilégio deste ou daquele partido.

A senadora Roseane Sarney é a nova governadora do Maranhão. É provável que a posse da filha do presidente do Senado, José Sarney, provoque mais uma crise de labirintite no governador Marcelo Déda, afinal de contas seu processo de cassação no TSE continua tramitando. No último dia 07/04, na coluna de Cláudio Humberto, o jornalista escreveu: “São as mais robustas, até agora, as provas contra o governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), acusado de abuso de poder no Tribunal Superior Eleitoral, documentado inclusive com vídeos. Mas ele faz pouco da eventual cassação. Acha que “a força de Lula” garantirá a absolvição”. O próximo da lista do TSE será o governador Luiz Henrique (PMDB), de Santa Catarina. Já foram cassados Cássio Cunha Lima (PSDB) e Jackson Lago (PDT), pelo visto abuso de poder não é privilégio deste ou daquele partido.

 O ator Global Marcos Palmeira, após descobrir que seu avô era de Simão Dias (materno ou paterno?), resolveu visitar vários sergipanos em diversas cidades. Um pedreiro de Salgado, um agricultor familiar em Poço Redondo, uma paciente de hemodiálise em Laranjeiras e por ai vai... Até percorrer os 75 municípios deve demorar até outubro de 2010. Coincidência, não?

*** O presidente Lula quer, definitivamente, passar para a história. Depois de englobar alguns projetos sociais do Governo FHC e apelidá-los de Bolsa Família, acaba de lançar o Bolsa Habitação, nos moldes do “Lar Doce Lar”, do Luciano Huck. Até a plaquinha para decorar a residência do programa Global é usado também na propaganda do Governo. Realmente, o “Lula é o cara”, como diria Barak Obama.

*** A Assembléia Legislativa andou aprovando alguns requerimentos. Entre eles, um que convoca o ex-governador João Alves Filho para falar sobre os Rios de Sergipe. O deputado Francisco Gualberto justificou que não haveria motivos para rejeitar a visita de um ex-governador ao Plenário da casa. Como esmola grande o Santo desconfia é bom Dr. João botar a barba de molho e se documentar. A bancada xiita do Governo vai querer responsabilizá-lo pela falta de água atual no Estado.

 Depois do sucesso de Naiá da Graça no BBB9, com toda aquela simpatia e carisma, já tem um movimento em nossa sociedade para, na 10ª edição do BBB, Sergipe enviar a querida jornalista Thais Bezerra. Com certeza, a Tia Thais faria muito mais sucesso que a Vovô Naná. Quem viver verá! Ela é mais quente que Pimenta Gota Marata.

*** O aumento de 1% para os servidores da PMA – Prefeitura Municipal de Aracaju – abortou a criação da Secretaria Municipal de Esportes. Afinal, seria muito cara de pau, depois do prefeito Edvaldo Nogueira chorar pitangas financeiras, criar mais uma Secretaria e seus diversos cargos só para resolver o desemprego do mala Chico Buchinho. Mas, o problema do eterno candidato que não consegue se eleger está resolvido. A inexperiente Karla Trindade agora é secretária municipal e sua vaga na Câmara Municipal de Aracaju será ocupada pelo Mala do PT. Tudo resolvido!

*** Sergipe que já foi um canteiro de obras, agora é um canteiro de greves. A afirmação é de deputado Augusto Bezerra. Nunca na história do Estado, tantos movimentos grevistas eclodiram. O governador Marcelo Déda, com mãos de ferro, tem se posicionado sempre contra tais movimentos. Há quem afirme que o nosso governador é muito mais vocacionado para Hugo Chávez do que para Barak Obama. No próximo mês de maio, é esperado o aumento do funcionalismo público estadual. Ai é que a coisa vai ficar preta! Para não dizer que não falei de flores, no mês de março o comércio local teve um aumento de vendas da ordem de 6%.

*** A Deputada Ana Lúcia Menezes deixou a Secretaria de Inclusão Social para reassumir sua cadeira de deputada estadual. Segundo andou declarando na Assembléia Legislativa, se comportará como deputado do Partido dos Trabalhadores. O ex-secretário da Fazenda, Nilson Lima, também deixou a Secretaria que ocupava e continua membro do Partido dos Trabalhadores... Gilmar Carvalho, suplente de Ana Lúcia, passa alguns dias na berlinda para ver como as coisas ficam. Quem está vibrando com o retorno da deputada Ana Lúcia é o líder da oposição Venâncio Fonseca... naturalmente, vai dar férias a prima-deputada Tânia Soares.

Fonte: Portal Lig