Clicksergipe - Onde Sergipe é a notícia!
       



Orquestra Sinfônica de Sergipe homenageará grandes compositores

28/4/2009

O concerto será apresentado na quinta-feira e é um preparativo para a Turnê Brasil da Orquestra Sinfônica de Sergipe

Nesta próxima quinta-feira, 30 de abril, às 20h30, no Teatro Tobias Barreto, a Orquestra Sinfônica de Sergipe receberá a honrosa presença do maestro convidado brasileiro Roberto Duarte, que realizará um concerto inteiramente dedicado à memória de três grandes compositores: Haydn (200 anos de morte), Mendelssohn (200 anos de nascimento) e Villa-Lobos (50 anos de falecimento).
 
O concerto é ainda um preparativo para a Turnê Brasil da Orquestra Sinfônica de Sergipe, que será realizada entre os dias 07 e 17 e maio, sob a regência de Guilherme Mannis, contemplando as cidades de Aracaju (07), Curitiba (11), Rio de Janeiro (12), Brasília (14) e São Paulo (17). Os ingressos já podem ser adquiridos a preços populares na bilheteria do Teatro Tobias Barreto.
 
Neste mesmo concerto, a ORSSE receberá o ás do trompete nacional, o paranaense Fernando Dissenha, trompetista solo da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e solista frente aos maiores grupos de nosso país. O músico interpretará com a ORSSE o Concerto para trompete e orquestra em mi bemol maior, de Haydn, e fornecerá, na terça-feira, um masterclass para instrumentistas de sopro - metais, a ser realizado no Teatro Tobias Barreto. As inscrições estão abertas pelo (79) 3179-1480, ou pelo e-mail
sinfonica@cultura.se.gov.br .
 
Completam o concerto a Sinfonia nº 5, "Reforma", de Felix Mendelssohn, concebida pelo judeu convertido Mendelssohn em homenagem a Martinho Lutero, e ainda a Dança Frenética, de Heitor Villa-Lobos, que consubstancializa o estilo de orquestração densa do compositor, aludindo suas obras a texturas orquestrais que muito lembram paisagens selvagens e evocativas.


O maestro: Roberto Duarte ocupa posição de destaque no cenário musical, com a apresentação de mais de uma centena de obras em primeira audição mundial e a revisão sistemática de obras de Villa-Lobos e Carlos Gomes, entre outros compositores. Em 1994 e em 1997 recebeu o prêmio de Melhor Regente do Ano pela APCA. Em 1996 recebeu do Governo Brasileiro, através da Funarte, o Prêmio Nacional de Música, como regente. Em 2001 foi agraciado com o Prêmio Carlos Gomes por sua atuação no campo da ópera, como regente e revisor. Membro da Academia Brasileira de Música, é atualmente seu vice-presidente.
 

Ficha Técnica

Orquestra Sinfônica de Sergipe - Temporada 2009
Roberto Duarte, regente convidado
Fernando Dissenha, trompete
H. VILLA-LOBOS
Dança Frenetica
J. HAYDN
Concerto em mi bemol para trompete e orquestra
F. MENDELSSOHN
Sinfonia nº5, "Reforma"
 
Teatro Tobias Barreto
1328 lugares

Informações: 79 3179 1480/1490
Bilheteria: 79 3179 1496
Ingressos: R$10 e R$5
sinfonica@cultura.se.gov.br
Realização: Governo de Sergipe/Secretaria de Estado da Cultura
Patrocínio: Instituto Banese

FONTE: INFONET