Clicksergipe - Onde Sergipe é a notícia!
       



Deputados lamentam fechamento da Apae em Sergipe

28/4/2009

Deputado Wanderlê pede a colaboração de todos para que Apae volte a funcionar

O deputado estadual Wanderlê Correia (PMDB) ocupou a tribuna durante a sessão desta segunda-feira, 27, para lamentar a suspensão das atividades da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Sergipe, ocorrida no dia de hoje. A paralisação aconteceu em razão da falta de recursos para que a entidade, com 41 anos de funcionamento, continuasse prestando serviços à sociedade sergipana. Atualmente a Apae atendia 314 pessoas com necessidades especiais.

 A decisão de paralisar as atividades foi tomada por conta da redução de 70% do montante de doações e também porque os salários dos funcionários estavam em atraso há quatro meses. Nesse período em que as atividades estão suspensas, continuam funcionando apenas o serviço de telemarketing e o setor administrativo, para que a Apae possa continuar angariando recursos e assim as atividades possam ser retomadas.

 Segundo Wanderlê, no prédio da Associação localizado no bairro Industrial, em Aracaju, existem mais de 10 salas para a realização de aulas, consultórios médicos, sendo um odontológico, outro fisioterápico e mais três salas para atendimento de outras áreas, como a neurológica e a psicológica. A estrutura dispõe ainda de salas para serviços administrativos, pátio, refeitório e banheiros. A Apae é a única instituição do Estado a oferecer este tipo de tratamento para pessoas portadoras de paralisias múltiplas, Síndrome de Down e deficientes mentais de Aracaju e do interior de Sergipe.

O líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa, deputado Venâncio Fonseca (PP) também se pronunciou sobre o fechamento da Apae, o que ele classificou como uma vergonha. “Enquanto se fecha uma instituição como esta, que presta relevantes serviços à sociedade sergipana, a gente ver serem gastos milhões e milhões de dinheiro em bandas e pagamento de cachês milionários”, disse.

Venâncio solicitou empenho do governo do Estado para que a Apae possa voltar funcionar, para que não fique caracterizado que esta instituição foi fechada no governo de Marcelo Déda. Ele disse que através de convênios, através das Secretarias de Educação, Saúde ou Assistência Social, o governo tem condições de contribuir para que a instituição continue prestando relevantes serviços à comunidade sergipana.

O deputado Wanderlê Correia fez um apelo aos colegas deputados, para que todos incluíssem a Apae como beneficiária das verbas de subvenção parlamentar e dessa forma colaborar para a garantia da continuidade do trabalho da instituição. O deputado ainda solicitou que toda sociedade sergipana também pudesse contribuir para que a Apae possa voltar a funcionar. Para isso deixou o número da conta corrente da instituição para que as pessoas interessadas possam fazer doação. Banco Banese, agência 014, tipo 03, C/C . O telefone de contato da Apae é 79 3215-6057.

Fonte: Agência Alese de Notícias - Edjane Oliveira, Agência Alese