Clicksergipe - Onde Sergipe é a notícia!
       



Petrobras quer voltar a explorar potássio no país

28/4/2009

Ramona Ordoñez - O GLOBO
 
RIO - A Petrobras vai voltar ao setor de mineração no país. O diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, anunciou há pouco que no início do próximo mês a companhia lançará proposta no mercado para empresas interessadas em desenvolver em conjunto o projeto de exploração de uma mina de potássio em Nova Olinda, no Amazonas.
 
As reservas ainda não foram medidas, mas a Petrobras tem o direito de mineração. Nos anos 80, a Petrobras chegou a ter uma subsidiária chamada Petromisa, responsável pelo desenvolvimento de um projeto de mina de potássio em Sergipe. Apesar de ter gasto mais de US$ 800 milhões na época, nunca foi concluído. Nos anos 90, com as privatizações, a subsidiária foi extinta e a exploração da mina foi arrendada para a Vale do Rio Doce.
 

Neste novo projeto, a Petrobras pretende ser majoritária, apesar de estar em busca de parceiras com tecnologia na área de mineração, segundo Paulo Roberto.
 
- A Petrobras vai voltar a ser produtora de potássio. A ideia é que a Petrobras continue sendo majoritária, dona da mina, que fique à frente do processo - destacou Paulo Roberto, que participou de palestra realizada pela Organização Nacional da Indústrias de Petróleo (Onip).
 
O diretor explicou que a companhia está conversando com empresas que tenham interesse no negócio e dominem a tecnologia. O diretor explicou que a companhia tem o direito de exploração mineral, mas não tem tecnologia. Ele espera que em 60 dias já se tenha alguma definição a respeito.