Clicksergipe - Onde Sergipe é a notícia!
       



Três escolas de Sergipe estão entre as piores do Brasil

29/4/2009

A escola estadual Pedro Alves da Silva, localizada no Povoado Lagoa Redonda, no município sergipano de Porto da Folha está entre as piores unidades de ensino do Brasil. Também fazem parte da mesma lista, a Escola Estadual Professor Acrísio Cruz, em Aracaju e a Escola Estadual Professor Nestor Carvalho Lima, em Itabaiana. Os dados do desempenho por escola no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2008 revelam que 74,3% das instituições de ensino tiraram notas inferiores à média obtida pelos estudantes no país - que foi de 50,52 pontos em 100 possíveis.

Esse percentual representa um conjunto de 19.354 instituições - outras 13 ficaram na média. Superaram a média nacional 6.651 colégios, em um total de 26.018.

Mais uma vez, foram as particulares que conquistaram os melhores resultados no exame. Das 20 melhores escolas, 15 são particulares e a maioria se concentra na Região Sudeste. Em Sergipe, o Colégio Amadeus obteve a 33ª posição geral, conquistando 5º melhor desempenho da região Nordeste,fficando atrás de uma escola de Feira de Santana (BA), uma do Recife e duas de Teresina.

Em segunda melhor colocação de Sergipe aparece o Colégio Master. O campeão geral nacional foi o colégio São Bento, do Rio de Janeiro.Outras seis mil escolas ficaram sem conceito porque tiveram número insuficiente de alunos participantes. As notas do Enem são utilizadas como parte da seleção de calouros para universidades e para que os alunos saibam sua condição ao concluírem a educação básica.

Também é usado para selecionar bolsistas em universidades privadas pelo Prouni (programa federal). A melhor escola do país é uma particular do Rio (São Bento), com média 33% acima da melhor pública "convencional" (escola Frederico Benvegnu, em São Domingos do Sul, a 246 km de Porto Alegre).

ATALAIA AGORA