Clicksergipe - Onde Sergipe é a notícia!
       



Google rastreia avanço da gripe suína no México baseado em buscas

30/4/2009

Framingham - Google Experimental Flu Trends for Mexico usa buscas feitas por mexicanos para indicar como epidemia da doença avança no país.
O Google está testando uma nova ferramenta que compila informações sobre as buscas feitas no México sobre a gripe suína como forma de identificar como a doença se espalhou pelo país.

A iniciativa é baseada no Google Flu Trends, lançado pela companhia em novembro nos Estados Unidos. Na ocasião, executivos do Google afirmaram ter encontrado uma conexão entre pessoas que buscavam por informações sobre gripes e o número de infectados reais em determinada área.

"O Google Flu Trends pode detectar epidemias virais antes que qualquer outro sistema já que se baseia em estimativas em tempo real", afirmou Jeremy Ginsberg, um dos engenheiros responsáveis pelo projeto.

Ginsberg admitiu que o projeto, chamado "Experimental Flu Trends for Mexico", pode não fornecer estimativas tão corretas dada a falta de informações sobre a doença oferecidas pelo governo mexicano.

"Por mais que preferiríamos validar esses dados e torná-los mais precisos, decidimos lançar uma versão mais depressa para que talvez possamos ajudar o governo ou mexicanos preocupados para ter uma visão atualizada sobre o avanço da gripe", afirmou ele em post no blog do Google.

A gripe suína vem se espalhando com velocidade pelo mundo nos últimos dias. Pela última contagem da Organização Mundial de Saúde, feita nesta quinta-feira (30/04), já são, pelo menos, 11 países com 154 casos confirmados da doença.


Sharon Gaudin, editora do Computerworld, dos EUA