Clicksergipe - Onde Sergipe é a notícia!
       



Pediatras reclamam dos baixos salários

28/4/2009

Saber como andam as obras e a contratação de profissionais para o setor de pediatria do Hospital Santa Izabel, esses foram os principais objetivos da audiência realizada na manhã de ontem no Ministério Público Estadual (MPE). Com o fechamento da pediatria do Hospital de Cirurgia, as crianças que eram atendidas lá, estão agora se dirigindo para o Hospital Governador João Alves Filho e para o Hospital Municipal Nestor Piva, na zona norte da capital. O problema é que está havendo uma sobrecarga nessas duas instituições de saúde, já que a demanda do Hospital Cirurgia deveria ser transferida para a pediatria do Hospital Santa Izabel, que ainda está em obras.


O fim da reforma estava programado para a segunda quinzena do mês de maio. De acordo com o diretor do Hospital Santa Izabel, José Carlos Pinheiro, restam somente alguns ajustes nos elevadores e nos acabamentos da nova pediatria. Ele explicou como está a contratação dos profissionais para esse setor. "Só dependerá agora da contratualização que faremos no mês de maio, com o Estado e o Município, para poder fazer uma proposta aos pediatras sobre o valor que eles estão pleiteando", disse ele.


Mas haverá dificuldades para a contratação de novos pediatras, já que muitos não estão aceitando o valor que o Estado e município estão propondo. Segundo a promotora Miriam Tereza, por existir uma redução de pediatras, não só em Sergipe como em todo o Brasil, os profissionais estão valorando mais o seu salário. "Eles estão querendo ganhar acima do valor de mercado e da quantia paga aos demais profissionais. Há uma briga neste setor, e é preciso que tanto a via particular quanto a pública comece a trabalhar com esse problema e o solucione. Cabe a nós somente fiscalizar a assistência às crianças e aos adolescentes. Para isso é necessário aguardar a contratualização", afirmou.

Fonte: Correio de Sergipe