BRASÍLIA (ABN NEWS) - Começa no dia 1º e vai até 31 de maio a primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa no Sergipe. No dia 8 acontece a solenidade oficial de conscientização sobre a importância da vacina, em uma propriedade rural do município de Laranjeiras. Participam do evento o governador do estado, Marcelo Deda, do superintendente da SFA/SE, Augusto César Viana e representantes do agronegócio sergipano.
A meta para este ano é imunizar 1.012.000 bovinos e bubalinos. A declaração dos animais vacinados deverá ser entregue até o dia 10 de junho nos escritórios da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), distribuídos por todo o estado. Quem não entregar o formulário preenchido será penalizado com multa, podendo culminar com a vacinação compulsória do rebanho e o pagamento de todas as despesas do serviço social oficial como a aquisição de vacinas, combustível, desinfetante e medicamentos.
Há 13 anos Sergipe não registra nenhum caso da doença, integrando o circuito de área livre com reconhecimento da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). “A superintendência tem colaborado enquanto parceira do estado, tanto na transferência de recursos financeiros complementares às ações do órgão estadual, como no assessoramento aos médios veterinários oficiais responsáveis pela execução descentralizada da Defesa Sanitária Animal em Sergipe”, comunica Viana.
Fonte: ABN