Clicksergipe - Onde Sergipe é a notícia!
       



Uberlândia recebe etapa de Karatê

4/5/2009

Leonardo Gonçalves de Souza Cruz, de 15 anos, é um dos campeões uberlandenses já com vaga garantida para o Brasileiro, marcado para os dias 12, 13 e 14 de junho, em Aracaju (SE).

A maior delegação de atletas vista no Campeonato Mineiro de Karatê reuniu-se, neste fim de semana, no ginásio do Uberlândia Tênis Clube (UTC). Cerca de 430 caratecas de 27 cidades, 150 deles de Uberlândia, entraram na disputa. Os campeões das 72 modalidades garantiram suas vagas para o Campeonato Brasileiro, dividido em três etapas até o fim do ano.

Segundo o presidente da Federação Mineira de Karatê, João Carlos de Godói, será feita ainda uma seletiva, por meio de critério técnico, entre aqueles que alcançaram do segundo ao quarto lugares. Estes completarão as outras vagas para a competição nacional. Minas Gerais terá direito de 3 a 4 representantes para cada modalidade.

Leonardo Gonçalves de Souza Cruz, de 15 anos, é um dos campeões uberlandenses já com vaga garantida para o Brasileiro, marcado para os dias 12, 13 e 14 de junho, em Aracaju (SE). No esporte desde os 5 anos, incentivado pelo pai e pelo irmão mais velho, Leonardo coleciona 49 títulos regionais, 10 do Campeonato Mineiro e um em 2005 como campeão brasileiro, além da segunda colocação também no nacional em 2004. “Estou treinando duas horas por dia para trazer o novo título do brasileiro”, disse o carateca, morador do bairro Segismundo Pereira, região Leste.

De acordo com Godói, Minas Gerais é o maior Estado com títulos nacionais. São 12 para a categoria adulto, perdendo para São Paulo, com 10 títulos, e Rio de Janeiro, com 8. Uberlândia, ainda segundo ele, foi escolhida para sediar o Mineiro por ser a cidade com o maior número de representantes do esporte. Das 45 academias participantes, 20 são uberlandenses. O Campeonato Nacional de Karatê, além da etapa em Aracaju em junho, para categorias mirim, infantil e infanto-juvenil, acontece em agosto em Cuiabá (MT) para as modalidades juvenil e em outubro os adultos seguem para Brasília (DF). A data ainda foi confirmada.

Campeão brasileiro incentiva as três filhas

Antônio Marcos Batista dos Santos e as três filhas viajaram 628 quilômetros de Montes Claros a Uberlândia em busca de colocações. A caçula, Larissa, de 11 anos, conseguiu o primeiro lugar na disputa infantil. O pai, com 39 anos, também se classificou. Mais um título além dos cerca de 180 acumulados em 25 anos no esporte. Antônio Marcos é um dos principais caratecas do Brasil, 17 vezes campeão mineiro, 10 vezes campeão brasileiro, seis vezes campeão sul-americano e tricampeão pan-americano.

Filho de uma dona de casa abandonada pelo marido com cinco filhos ainda pequenos, Antônio assumiu a família e entrou no esporte aos 13 anos, dividindo seu tempo entre a escola, o trabalho como ajudante de pintor e os treinos. “Eu era muito tímido, sem autoestima, foi quando comecei a treinar para ver se melhorava isso”, afirmou.

Com dedicação exclusiva ao karatê, Antônio Marcos, ou Marquinho, como é conhecido, é professor de uma academia, cria as três filhas também caratecas, que conseguiram bolsa de estudo em um colégio em Montes Claros por meio do esporte. “Já fui convidado para ser treinador, mas ainda não acho que é hora de parar”, disse o esportista. “Hoje me considero uma pessoa bem-sucedida, não sou rico, mas também não sou pobre. Minhas filhas têm uma vida bem melhor do que a que eu tive.”


Núbia Mota - repórter

Jornal Correio de Uberlândia