Clicksergipe - Onde Sergipe é a notícia!
       



139 pessoas já foram atropeladas em Aracaju

5/5/2009

Texto: Janaína Cruz

Das 1.003 vítimas de acidentes de trânsito, de janeiro a março deste ano, em Aracaju, 139 foram atropeladas e 10 acabaram morrendo. O número cresceu em relação ao mesmo período do ano passado, quando a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Smtt) registrou 94 atropelamentos e oito mortos por esse tipo de acidente. Para o diretor de trânsito da SMTT, major Paulo Paiva, a imprudência de pedestres e motoristas tem sido a causa principal do problema.

A equipe de reportagem do JORNAL DA CIDADE flagrou, na última quinta-feira, por volta do meio-dia, um atropelamento na curva do Iate Clube. Um rapaz foi atingido por um Fiat Uno ao atravessar a avenida Ivo do Prado. A sorte que as lesões foram simples e o motorista parou para prestar socorro. “A curva do Iate já foi mais perigosa. Muitas pessoas morreram atropeladas ali, mas depois que foi colocado o radar não aconteceram mais acidentes com óbito”, enfatizou o major Paiva.

Ele lembrou que em uma curva, a visibilidade do pedestre e do motorista fica muito reduzida e, por isso, a atenção deve ser redobrada. “Ambos só se avistam quando estão muito próximos. Um dos princípios da segurança no trânsito é que o pedestre só atravesse em lugares mais visíveis, onde ele possa ver o carro ainda longe”, orientou diretor de trânsito da SMTT.

Outra dica para que não ocorram atropelamentos, é evitar atravessar ruas e avenidas por trás de veículos de grande porte e também pela frente do ônibus ao desembarcar. “São posturas extremamente perigosas”, alertou o major. Ele lembrou ainda que, muitos pedestres atravessam a rua sem olhar antes para os dois lados. “Por mais evidente que possa parecer, as pessoas não obedecem isso”, lamentou Paiva.

A não utilização da calçada é outro mau hábito praticado pelos pedestres e identificado pelas autoridades de trânsito. “Por conta dos obstáculos e desníveis das calçadas, o pedestre acha mais confortável caminhar pela rua. A SMTT está trabalhando duro para desobstruir as calçadas, inclusive aplicando multas”, ressaltou o major Paiva. Passar pela faixa de pedestre com o sinal ainda aberto para os carros é mais um mau costume dos pedestres e que acaba provocando atropelamentos.


Fonte: Jornal da Cidade