Clicksergipe - Onde Sergipe é a notícia!
       



Editorial - Giovani Allievi

5/5/2009

Fim do sindicalismo

Depois de enodoar a Câmara Federal com o famigerado “mensalão”, desqualificar o uso dos cartões corporativos, fazer vistas grossas para suspeitas Organizações Não Governamentais administradas por petistas, permitir o assalto aos cofres públicos e a instalação de licitações públicas fraudulentas, entre outras coisas, o governo do presidente Lula da Silva deseja agora esculhambar de uma vez por todas o sindicalismo no Brasil. Por incrível que possa parecer, está em tramitação na Câmera Federal a Portaria 186, do Ministério do Trabalho, que permite a abertura nos estados de outros sindicatos na mesma categoria de trabalhadores. Por exemplo, em Sergipe poderá haver dois, três ou mais sindicatos de professores, caso seja aprovada a portaria.

Quem duvida da desmoralização que vai se instalar no sindicalismo estadual e nacional com o aumento desenfreado de sindicatos? Seria um quadro tão caótico que seria até mesmo difícil saber quais sindicatos estariam realmente defendendo os interesses dos trabalhadores ou quais estariam fazendo o jogo dos patrões. Com isso a representação sindical ficaria reduzida a pó.

Mas, nem tudo está perdido. Para se contrapor a essa aberração proposta pelo governo federal, está também em tramitação na Câmera Federal um Projeto de Decreto Legislativo que anula a finalidade da portaria ministerial e que já recebeu parecer favorável do seu relator.. Mesmo com essa tênue luz no fim do túnel, fica a expectativa positiva de que os parlamentares federais não permitam que o sindicalismo no país venha a se transformar numa execrável colcha de retalhos.