São Francisco - AMD atinge 22,3% de participação no mercado global de chips, enquanto a Intel perde espaço, mas conta com 77,3%, informa a IDC.
A fabricante de microprocessadores Advanced Micro Devices (AMD) superou a concorrente Intel em vendas de chips no primeiro trimestre de 2009, informou a consultoria International Data Corporation (IDC) nesta terça-feira (12/05).
Após cinco trimestres de quedas consecutivas, a AMD se recuperou alcançando uma participação de 22,3% nas vendas mundiais de chips durante o primeiro trimestre do ano - alta de 4,6% em um ano. Enquanto isso, a Intel perdeu 4,7% de sua participação de mercado, mas continua dominando o setor com 77,3% de presença compara a IDC.
Mundialmente, as vendas de microprocessadores caíram 13% em relação ao primeiro trimestre de 2008, somando 65 milhões de unidades comercializadas nos primeiros três meses de 2009.
A AMD ganhou espaço com uma oferta de preços mais vantajosa em relação à concorrente, avalia Shane Rau, diretor de pesquisas da IDC. As vendas da AMD cresceram 13% no primeiro trimestre, enquanto a Intel apresentou uma queda de 16% em chips comercializados.
A queda no resultado da Intel se deve, em parte, ao congelamento das compras dos distribuidores para reduzir estoques, especialmente do microprocessador Atom para netbooks - versões mais portáteis e simplificadas dos notebooks. As vendas do Atom caíram 33% nos primeiros três meses do ano, de acordo com a IDC.
No mercado de processadores móveis, a AMD ganhou 15% de participação, passando a deter 4,7% do segmento. Em desktops, a empresa aumentou em 3,8% sua participação, alcançando 29,8% do mercado.
A Intel registrou queda de 89,1% para 84,3% em participação no mercado de processadores móveis, no primeiro trimestre, e perdei 3,9% na área de chips para desktops.
A AMD perdeu espaço em servidores e estações de trabalho (workstations) com uma queda de 1,2% em participação. A queda representou o ganho da Intel no primeiro trimestre - a empresa conta com 89,3% deste mercado.
Agam Shah, editor do IDG News Service (San Francisco Bureau)
Por IDG News Service/EUA