Clicksergipe - Onde Sergipe é a notícia!
       



Gisele Bündchen é a "maior estrela da história da moda", publica jornal britânico

16/5/2009

Texto de quatro páginas e 2.845 palavras tenta explicar como a modelo chegou a esse patamar

Há supermodelos — e há Gisele Bündchen. Assim começa a extensa matéria publicada nesta terça-feira pelo jornal britânico The Independent. O objetivo do texto é desvendar como a gaúcha conseguiu se tornar a "maior estrela da história da moda", como afirma a publicação. Foram necessárias quatro páginas e 2.845 palavras para tentar explicar isso, muitas delas no nível de "linda", "100% fotogênica", "dinâmica", "inteligente".

O jornal cita a fortuna de Gisele, de US$ 150 milhões (segundo a revista Forbes), e os US$ 35 milhões que em 2007 a tornaram a 16ª mulher mais rica do mundo, mas não usa o dinheiro como única explicação para seu sucesso. Diferente de Linda Evangelista e Naomi Campbell, o lado financeiro não é tudo.

Vale mais para o Independent enumerar as 500 capas de revistas em que a brasileira apareceu — número superado somente pela princesa Diana. Importa também celebrar o tempo em que a gaúcha está em atividade. Os 14 anos de carreira de Gisele impressionam porque nesse período ela esteve sempre em evidência. E isso, de acordo com o periódico, ocorre graças à inteligência da modelo e suas escolhas.

— Quando você é inteligentemente seletiva, você pode administrar a sua carreira de um jeito que se mantenha em alto nível — afirmou a diretora de moda da revista Vogue, Lucinda Chambers.

E a seleção de trabalhos é positiva tanto para Gisele quanto para as empresas e marcas para as quais ela atua. Tanto que o economista Fred Fuld desenvolveu o Índice Gisele Bündchen no seu blog. Compõem a "carteira" da modelo as companhias que a contrataram, como LVMH (grupo que controla as marcas Louis Vuitton, Givenchy e Guerlain), Volkswagen e News Corp.

Resumo econômico disso tudo: enquanto Ford e GM estão mal das pernas, a Volkswagen cogita comprar a Porsche, diz Fuld. Se o Índice Dow Jones encerrou 2007 com alta de 6,5%, o Índice Gisele cresceu 29%. Por fim, ao terminar o contrato da modelo com a Victoria's Secret, a empresa perdeu 31,5% do valor de suas ações.

Para completar, Gisele sabe fazer negócios. Compra e vende propriedades com visão de quem sabe fazer dinheiro, destaca a fotógrafa Alice Hawkins. Ela relatou o que ouviu da modelo quando foi fotografá-la no triplex dela em Manhattan:

— Ela ficava apontando pela janela para outros arranha-céus e nos dizendo quais os andares que lhe pertenciam.


ZEROHORA.COM