Clicksergipe - Onde Sergipe é a notícia!
       



Maior casa de show de Aracaju é demolida

17/5/2009

A antiga casa de espetáculos mais famosa do Nordeste – o Augustu’s – está sendo demolido. O telhado já foi quase todo retirado e restam somente as paredes. Um grande tapume de madeira cerca o local que, nas décadas de 80 e 90, recebeu shows de gente famosa e chegou a ser matéria nacional da revista Veja, indicando-a como uma das mais importantes e maiores casas de espetáculos da região. Desde que foi vendida pelo então proprietário, Augusto Celestino Oliveira, em novembro de 2006, o Augustu’s vem passando por problemas. O empresário Gilton Andrade, que a comprou, não quer falar sobre o assunto, mas foi apurado que ele passou o negócio para seus irmãos. Gilton da Calcinha Preta, como é mais conhecido por causa da banda que leva o mesmo nome, chegou a dizer, no passado, que ali funcionaria o Miami Show.

Essa não é a primeira vez que o JORNAL DA CIDADE registra o abandono do Augustu’s, localizado no bairro Coroa do Meio. A diferença agora é que ninguém quer falar sobre o assunto. Procurado pela produção do JC, Gilton Andrade, não quis dar entrevista, apesar da insistência. Em 2008, o prédio já estava abandonado e as pendências na Justiça ainda persistiam. Na época, o então diretor presidente do grupo Augustu’s, Lourival Oliveira apresentou ao JC todas as certidões negativas de débitos que comprovam que não há nenhum débito ou pendência judicial relativa ao Augustus Empreendimentos Turísticos S/A.

Também no JC, o empresário Gilton Andrade afirmou que o Miami Hall – o antigo Augustu’s – iria ser demolido. Agora, essa demolição já começou, mas ele não quis falar sobre o assunto e nem indicou quem pudesse se pronunciar sobre o assunto, já que os negócios do Augustu’s estão com seus irmãos. Ontem, não havia nenhum operário fazendo a demolição do prédio. Também não há nenhuma placa indicativa sobre a suposta obra. Nos últimos tempos, o futuro do antigo
Augustu’s vem sendo alvo de especulação imobiliária.

No mercado, havia a suspeita de que ali funcionaria um grande supermercado. Mais recentemente, que seria um hotel e, até mesmo, que o espaço seria usado para uma possível ampliação do Shopping Riomar. Mas nada disso se confirmou até o momento.

Dívidas quitadas

Em outubro de 2008, em entrevista ao JC, o advogado do grupo Augustu’s, Marcos Andrade, disse que “sobre os negócios que envolvem a casa de espetáculos Augustus, todas as certidões estão disponíveis e todas as informações fiscais e tributárias já foram repassadas. Se o imóvel foi transferido perante o cartório de registro imobiliário é porque não havia dívidas incidentes sobre o imóvel”. Ele se referia às certidões negativas de todas as varas de Aracaju, onde não consta ação penal, de execução patrimonial, de falência e concordata, de execução fiscal e ação cível.

Já Lourival Oliveira ressaltou, na época, que quanto à dívida que havia junto ao banco antigo América do Sul foi feito um acordo de pagamento e ela já foi completamente quitada. “E o valor total do débito era de R$ 100 mil e não de mais de R$ 1 milhão como foi dito”, afirmou, ressaltando que se houvesse alguma situação pendente junto ao banco a empresa não teria conseguido a certidão negativa de ação cível. O empresário também apresentou as certidões negativas de tributos junto à Prefeitura de Aracaju e das seis varas da Justiça de Trabalho na capital, “mostrando que não há nenhuma pendência em nada da Augustu’s Empreendimentos Turísticos S/A”, completou.

Segundo o advogado da empresa, Marcos Andrade, se houvesse alguma pendência relacionada ao imóvel não poderia ter sido feita a transferência para o novo proprietário. “Como não havia pendência foi transferido, tanto que hoje o imóvel está em nome da empresa que o adquiriu”, disse o advogado. “Foi se passado tudo corretamente de acordo com o que foi firmado com o comprador do empreendimento”, frisou Lourival.


Fonte: Jornal da Cidade