Nos dias 27 e 28 de maio, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) da Prefeitura de Aracaju vai aplicar a Provinha Brasil em 41 escolas da rede municipal de ensino. Elaborada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), a prova serve como instrumento de avaliação da alfabetização de alunos que cursam o segundo ano de escolarização.
Na capital, 2.842 crianças de 102 turmas da 2ª série do ensino fundamental e do 2° ano do ensino fundamental de nove anos, todos com idade média de oito anos, vão participar do processo, de acordo com a coordenadora de Ensino Fundamental da Semed, a professora Maria Antônia de Arimatéia. Essa é a segunda vez que a Provinha Brasil é aplicada para alunos da rede pública municipal de ensino.
A intenção do Ministério da Educação é realizar um diagnóstico dos níveis de alfabetização das crianças após um ano de estudos. O resultado deve servir de base para a definição de ações voltadas à melhoria do ensino público em todo o país. Segundo Maria Antônia, após coletados e analisados, os dados servirão para caracterizar a alfabetização na rede municipal, orientando as políticas que serão adotadas pela Prefeitura de Aracaju, pela escola e pelos professores na realização do trabalho pedagógico.
Os alunos submetidos a Provinha Brasil irão responder a 24 questões de múltipla escolha relativas à Língua Portuguesa, que têm como objetivo avaliar o processo de desenvolvimento da escrita, leitura e compreensão. A segunda Provinha Brasil será aplicada no final do ano letivo 2009 e os resultados serão comparados com os obtidos na primeira avaliação para identificar os avanços alcançados e as eventuais limitações que ainda persistirem.
Da Redação: Fonte - Agência Aracaju de Notícias