Adesão - UFS vai adotar novo Enem para vagas remanescentes
19/5/2009
Medida entra em vigor no próximo ano; para 2011, Itabaiana vai aderir totalmente ao novo modelo
As vagas que sobrarem do vestibular de 2010, que vai ocorrer em dezembro, vão ser destinadas aos estudantes que farão o novo Enem, aprovou o Conselho do Ensino, da Pesquisa e da Extensão da UFS na tarde desta segunda-feira, 18. A medida não afeta a política de cotas, a ser praticada pela primeira vez no vestibular, nem o tradicional sistema seriado.
Serão disponibilizadas as cadeiras remanescentes de todos os campi (São Cristóvão, Laranjeiras, Itabaiana e da Saúde/HU). Para a edição de 2011, ficou decidido que o campus de Itabaiana utilizará o novo Enem para seleção de todas as suas 500 vagas.
Vagas remanescentes originam dos cursos cujo número de aprovados no vestibular é inferior à quantidade ofertada. O Ministério da Educação (MEC) prevê que o Enem aconteça nos dias 3 e 4 de outubro. Em dezembro saem as notas, mas o resultado da redação será divulgada em janeiro. Já o Processo Seletivo Seriado da UFS deve ocorrer no primeiro domingo de dezembro. Os aprovados devem ser conhecidos no mês seguinte.
A adesão ao novo modelo de seleção, caracterizada como “gradual” pelo Conepe, atende proposta do MEC, que estipulou quatro possibilidades: o Enem como fase única; como primeira fase; como fase única para as vagas remanescentes do vestibular; ou combinado ao atual vestibular da instituição.
Só os candidatos aos cursos presenciais poderão concorrer às vagas remanescentes. No vestibular de 2009 a UFS ofereceu 4.455 vagas em 87 opções de cursos.