Direto de Brasília - Marina Mello
Em reunião de líderes nesta quinta-feira, o líder do PR na Câmara, deputado Sandro Mabel (GO), apresentou uma proposta que prolongaria por mais dois anos o mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
De acordo com a idéia de Mabel, a mudança se daria por meio da unificação das eleições em 2012, o que permitiria não só mais dois anos no poder para Lula como também para governadores, deputados e senadores. Ao invés da realização de eleições de 2010, seria feita uma disputa em 2012 para todos estes, além da votação para prefeitos e vereadores, prevista para aquele ano.
Segundo Mabel, a proposta seria submetida a apreciação da população por meio de um referendo, o que, de acordo com cálculos dele, resultaria numa economia de cerca de R$ 10 bilhões ao País.
"É anti-produtivo fazer eleição de dois em dois anos. (...) A população decide se quer ou não", disse o deputado. "Se achar que sim, teríamos eleições em 2012, e não em 2010." A idéia de Mabel foi apresentada em reunião que acontece nesta manhã na residência oficial do presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP).
Redação Terra