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Petrobras: auditorias externas fiscalizam dados da área social

25/5/2009

Em relação ao MBC, a Petrobras afirma que tem uma “cadeia direta e indireta de fornecedores que serão impactados pelo programa, que já foi concluído em Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Rio de Janeiro”

Em 2007, gastos feitos no setor foram de R$ 248,6 milhões, segundo informa a companhia

Os últimos dados disponíveis sobre o investimento da Petrobras na área social são de 2007: R$ 248,6 milhões. Os referentes ao ano passado estão sendo consolidados, segundo a companhia, que informa ainda: os dados são “auditados todos os anos por consultorias externas”. A Petrobras disse ainda que “patrocina projetos que atendam às diretrizes e ações estratégicas da Companhia e que proporcionem visibilidade à marca. Cada área (social, ambiental esportiva e cultural) possui diretrizes específicas para a realização dos patrocínios”.

Os dois contratos com a Obrai, na Pavuna, segundo a Petrobras, “indicam como resultados provisórios a melhora no desempenho escolar, o reforço nutricional e a mudanças de hábitos de higiene e saúde pessoal, a melhora no relacionamento familiar com a formação de vínculos afetivos e resgate da autoestima”.

O objetivo do patrocínio à Associação Comunitária Carlos Pontes, segundo a companhia, é “promover a inclusão social de 1.100 jovens e adolescentes, de 6 a 17 anos, em risco social, através da prática de oficinas de esporte, cultura e reforço escolar”. Já com a Organização Brasileira para o Desenvolvimento de Ações Sociais (Obras), a verba é para “promover o desenvolvimento de 600 jovens e adultos em condições de pobreza e vulnerabilidade da comunidade de Vila Cruzeiro, no bairro da Penha”.

De acordo com a Petrobras, os projetos são escolhidos “segundo as diretrizes e ações estratégicas da companhia”. Na área social, patrocínios são feitos por seleção pública nas áreas de geração de renda, oportunidade de trabalho, educação para a qualificação profissional e garantia dos direitos da criança e do adolescente.

Em relação ao MBC, a Petrobras afirma que tem uma “cadeia direta e indireta de fornecedores que serão impactados pelo programa, que já foi concluído em Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Rio de Janeiro”.


O GLOBO - em 24/05/09