Clicksergipe - Onde Sergipe é a notícia!
       



DEM PROMOVE PALESTRA PARA GESTORES

22/5/2009

O encontro promovido pela Executiva Regional do Democratas (DEM) e pela Fundação Liberdade e Cidadania, nesta sexta-feira (22), no Aquarius Praia Hotel, pode resultar na instalação em Sergipe do Fórum Estadual Permanente de Combate à Pobreza. A proposta feita pelo assistente social e presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), Marcelo Garcia, foi assimilada por todos no curso de capacitação em assistência social, inclusive pelo vice-presidente do DEM em Sergipe, deputado federal José Carlos Machado, que se prontificou a coordenar o Fórum no Estado.

Quando fez a proposta do Fórum Estadual Permanente de Combate à Pobreza, Marcelo Garcia justificou que a gente quer mexer nos padrões de miséria indigente no Estado de Sergipe. Nós temos que ter metas, resultados, acompanhar dados, acompanhar a evolução das famílias, porque nós temos que chegar depois de 10 anos com outros indicadores sociais em Sergipe, que tem um IDH muito baixo e que tem 48% da sua população empobrecida, colocou.

Era fundamental que o governo do Estado estivesse preocupado com a política estadual de combate à pobreza. Nós fazemos esse chamamento ao governador que ele tem que estar preocupado em ser o guardião dos resultados. Já o deputado José Carlos Machado tem que ser o chamador, aquela pessoa que convida a sociedade sergipana, os trabalhadores e o técnicos para sentarem e compactuarem em favor da vida. E isso independe de partido político. Ele pode compreender esse papel. Porque ninguém é contra a vida e ninguém é contra o combate à pobreza. Isso une o Brasil e nós vamos em frente, acrescentou Marcelo Garcia.

Ao ser questionado sobre a sua disposição para assumir a coordenação do Fórum, o deputado federal José Carlos Machado disse que disposição eu tenho e muita! Agora vamos estudar, ver qual é o apoio que a Fundação Liberdade e Cidadania, que é o braço pensante do partido, vai trazer para a realização deste evento. Tem o apoio financeiro, o apoio logístico e outras coisas. O mais importante neste momento é que a semente foi plantada. Agora vamos esperar que ela germine e possa ser colhida no futuro. A tese é apaixonante porque os ricos sabem cuidar de si, agora quem vai cuidar dos pobres? Os pobres não podem viver eternamente como pobres. Em Aquidabã são quase 20 mil habitantes. Destes, 15 mil são beneficiados pelo Bolsa Família direta ou indiretamente. Daqui a 10 anos em que situação estas pessoas vão ficar É preciso encontrar uma forma de criar oportunidades para quem hoje recebe o Bolsa Família, comentou.

Habitação - A consultora para a área de políticas públicas, Cláudia Esquerdo, fez uma exposição abordando a política nacional de Habitação. É a garantia de acesso à moradia digna a todos os cidadãos brasileiros. E moradia digna é aquela que está localizada em terra urbanizada com situação de propriedade regular e com acesso aos serviços públicos. O Programa do governo federal Minha Casa, Minha Vida tem como foco a empregabilidade e como meta o acesso a 1 milhão de casas para famílias de baixa renda. O problema é que há um déficit habitacional de 7,2 mil moradias no Brasil e esse programa não prevê um acompanhamento social, comentou. 

Agenda
- Para finalizar o evento, a também consultora Marília Rocha fez uma apresentação da Agenda Família, que é um novo modelo de trabalho, que visa identificar as restrições materiais e sociais presentes em cada localidade para, em seguida, construir prioridades e soluções para os problemas que atingem tantas famílias Brasileiras.

Presenças - Assistentes Sociais de vários municípios sergipanos prestigiaram o evento. O deputado federal Mendonça Prado (DEM) também compareceu, assim como os deputados estaduais Augusto Bezerra (DEM), Venâncio Fonseca (PP), Arnaldo Bispo (DEM), Antônio Passos (DEM) e Celinha Franco (DEM); os vereadores de Aracaju Nitinho e Juvêncio Oliveira (ambos Democratas); e os prefeitos Luciano Bispo (Itabaiana ? PMDB), Ivan Leite (Estância ? PSDB); Agripino Santos (Areia Branca - PSC), Gilson dos Anjos (Barra dos Coqueiros - DEM), Alex Rocha (São Cristóvão - PDT), Ivaldo Costa (Santo Amaro - DEM) e Sandra  Conserva (Muribeca - DEM), além de vários vereadores.

Abertura  - O evento foi aberto pelo presidente nacional do Democratas, deputado federal Rodrigo Maia (RJ), que destacou a importância do partido assumir o compromisso de capacitar os trabalhadores de assistência social para garantir mais efetividade na execução dos programas federais voltados para a área.

?Se a gente olhar a construção das políticas sociais no Brasil, vamos ver que há mérito de todos os governos. Isso não é algo que se iniciou agora. Passou pela Constituição Federal de 1988, passou pelo governo do presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e teve uma consolidação com o Bolsa Família no governo do presidente Lula (PT). Nós temos a obrigação de debater isso porque a transferência da renda é uma d as seguranças sociais?, comentou o presidente nacional do DEM.

Rodrigo Maia ainda disse que a Família precisa de outra segurança. A segurança de renda tira a família de indigência, mas a partir daí, para que ela saia da pobreza e caminhe para ser cidadão, ela precisa que o governo olhe cada cidadão especificamente. Em alguns casos a família precisa de Saúde, em outros de segurança educacional, em outros de capacitação profissional. Nós temos a preocupação do que será feito depois da consolidação do Bolsa Família. O que faremos além dele? Vamos deixar claro que esses programas são fundamentais, mas é preciso apresentar ferramentas que garantam um futuro melhor para essas famílias, concluiu.


Fonte: Faxaju