Clicksergipe - Onde Sergipe é a notícia!
       



Água é retirada com bomba nas ruas da zona de expansão

26/5/2009

Moradores dos conjuntos Costa do Sol, Atalaia Sul e da zona de expansão de Aracaju precisaram solicitar uma bomba de sucção para retirar a água que inundou as diversas ruas e avenidas da região. As fortes chuvas que caíram na cidade nas últimas semanas elevaram o nível de água da região, deixando a avenida Melício Machado completamente alagada. Para diminuir os transtornos na zona de expansão, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), intensificaram as ações do plano emergencial, e iniciaram a segunda etapa, interligando o canal da avenida Hildete Falcão com o canal natural do conjunto Costa do Sol.

A primeira etapa da obra foi realizada no cruzamento entre as avenidas Heráclito Rollemberg e Hildete Falcão, e constituiu na construção do primeiro ramal da rede de drenagem que interliga às duas vias. Com a continuidade do trabalho durante o final de semana, a etapa foi concluída ontem, e o trânsito foi liberado. De acordo com o presidente da Emurb, engenheiro Paulo Costa, a empresa está trabalhando em ritmo acelerado para concluir as obras. “Estamos empenhados em minimizar os problemas que as chuvas dessas duas semanas têm provocado aos moradores dessa região. Como a previsão é de que as chuvas continuem caindo intensamente, estamos intensificando nossos esforços para reduzir os transtornos aos aracajuanos”, garante.

A principal reclamação dos moradores da zona de expansão de Aracaju é devido ao fato dessa situação se repetir todos os anos. Segundo a moradora Mirna Araújo, todos os anos, assim que as chuvas começam, por volta do mês de maio, as ruas e avenidas ficam alagadas. “Os prejuízos são grandes, há perdas dentro de casa, com danos em aparelhos eletrônicos e móveis, danos nos carros, e principalmente nas nossas vidas. Porque todo ano é a mesma coisa. Chove, inunda, e vêm os prejuízos. É preciso que alguém do poder público sofra com as inundações para que alguma providência seja tomada”, indagou a moradora.

De acordo com a Emurb, o projeto para a construção de dois canais, um para o Residencial Costa do Sol e outro para o Beira Mar está aguardando liberação de recursos há quatro anos. Ao todo, a construção dos canais está orçado em R$ 25 milhões de reais, e o município de Aracaju não dispões de recursos próprios. Houve tentativas de viabilizar o projeto através de recursos do Governo Federal, mas até agora sem sucesso. Enquanto isso, os moradores da zona de expansão buscam soluções através de ações conjuntas entre a Emurb, Petrobras e a comunidade, já que as lagoas de estabilização da Petrobras estão cheias e ajudam a inundar a avenida Melício Machado.


FONTE: JORNAL DA CIDADE - Texto: Laisa Galdina (Estagiária) / Foto: Jorge Henrique