Socorro em boa hora
O Globo
RIO - O governo Lula, através do BNDES, vai abrir uma linha de financiamento de até R$ 20 bilhões para a Petrobras, informa Ancelmo Gois, em sua coluna do jornal O Globo. A medida ajudará a ''escorar'' os projetos de investimento da estatal, especialmente no pré-sal, em hora de escassez de crédito. A linha também vai aliviar a pressão da Petrobras por créditos na rede bancária nacional, e o aval do BNDES deve ajudar a abrir mais portas nos bancos estrangeiros.
Parceria ameaçada
A Petrobras admitiu que poderá construir sozinha a refinaria Abreu Lima, em Pernambuco, que originalmente teria a participação da PDVSA, a estatal da Venezuela de Hugo Chávez, caso as duas empresas não cheguem a um acordo obre preços de venda do petróleo pesado venezuelano para a unidade, mostra reportagem do Globo. De acordo com o diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, ainda não se chegou a um acordo para o fornecimento do combustível porque a PDVSA exige preços acima das cotações internacionais:
Pelo projeto original, a Petrobras teria 60% da refinaria e a PDVSA, 40%. O investimento total é estimado em US$ 4 bilhões. Até agora, a venezuelana não colocou um único centavo na refinaria. ( Leia a reportagem completa no Globo Digital , conteúdo disponível apenas para assinantes)
Exxon Mobil
A ExxonMobil, maior petrolífera privada do mundo, notificou à Agência Nacional de Petróleo (ANP) a descoberta de petróleo no bloco 22 da bacia de Santos , onde é operadora com 40%, ao lado da americana Hess (40%) e da Petrobras (20%). Este é o único bloco no qual a Petrobras não é majoritária, e o último dos sete no pré-sal em que descobertas ainda não haviam sido anunciadas.