Lula tem aprovação de 81% dos brasileiros e 49% aprovam PEC do 3º mandato
O deputado federal Jackson Barreto (PMDB/SE) afirmou ontem que duas pesquisas publicadas no último final de semana reforçam a sua motivação para apresentar a PEC que possibilita ao presidente Lula concorrer a um terceiro mandato. A primeira foi realizada pelo Datafolha, e mostra que 49% da população aprovaria a proposta. Em outra, realizada pela CNT/Sensus, Lula aparece com 81% de aprovação.
“A pesquisa apenas confirma o que eu já havia dito antes: essa proposta não é casuísmo, como afirmam alguns. Ela está de acordo com os anseios das minhas bases, como deputado nordestino, tenho que expressar na Câmara a vontade do meu povo”, disse o deputado Jackson. Ele também afirmou que o percentual de aprovação à sua PEC só não é maior porque o próprio Lula tem dito que não é favorável a um terceiro mandato.
Datafolha: Lula derrotaria Serra
A pesquisa divulgada no último dia 31 pelo jornal Folha de São Paulo, e realizada entre os dias 26 e 28 de maio, mostra que 47% dos brasileiros apóiam a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que possibilite um terceiro mandato à Lula. 49% rejeitam a idéia. Em novembro de 2007 o instituto realizou pesquisa semelhante e apurou que 63% dos entrevistados não simpatizavam com a PEC.
E mais, tendo garantido o direito de disputar o terceiro mandato, a pesquisa aponta que o presidente Lula seria reeleito em primeiro turno, se a eleição acontecesse esta semana. Na disputa hipotética contra o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), Lula teria 46% dos votos, contra 25% do tucano.
Ao contrário da avaliação feita por alguns analistas e políticos, os números da pesquisa mostram que a proposta não enfraqueceu uma possível candidatura da ministra Dilma Roussef (PT) à presidência. Dilma reduziu em oito pontos a distância entre ela e José Serra (PSDB). No principal cenário, ela subiu cinco pontos e foi a 16%. O governador de SP perdeu três pontos e ficou com 38%.
Cnt/Sensus
Na pesquisa CNT/Sensus divulgada na última segunda-feira a aprovação pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva subiu de 76,2% para 81,5%. Também voltou a subir a aprovação ao governo Lula, que passou de 62,4% para 69,8%. Em janeiro, a aprovação do governo Lula era de 72,5%. O instituto também abordou na sondagem qual seria o desempenho do presidente caso ele pudesse concorrer nas eleições de 2010. A porcentagem de intenções de voto subiu de 16,2% para 26,2%.
A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, também apresentou um melhor desempenho na pesquisa induzida, subindo de 16,3% para 23,5% na simulação do primeiro turno contra o governador de São Paulo, José Serra, que caiu de 45,7% para 40,4%. A diferença entre os dois que era de 29 pontos passou para 17 pontos.
Max Augusto