Caderno sua Saúde
16º Congresso Nacional de Medicina Estética trouxe as mais avançadas soluções em aparelhos em laser
- Brasileiros de pele negra já podem fazer depilação a laser, antes restrita as peles claras
- Deka, líder mundial na produção de aparelhagens a laser, revela as novidades mais eficazes já utilizadas em clínicas brasileiras
Mulheres e homens mais vaidosos têm novos aliados quando o assunto é beleza. Atualmente a tecnologia de aparelhos de última geração que acompanham lasers e luzes podem trazer ótimos resultados para combater a celulite, tirar marcas de acne, manchas da pele, remover tatuagens, pêlos e tratar lesões vasculares de face e de pernas. Essas e outras soluções foram apresentadas pela DEKA, divisão médica do grupo italiano El.En., líder mundial na produção de aparelhagens a laser, em uma das palestras que integram o 16º Congresso Brasileiro de Medicina Estética, promovido pela Sociedade Brasileira de Medicina Estética entre 3 e 6 de junho, no centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.
Celulites, papadas e sudorese - Atenta às tendências internacionais em Medicina Estética, a Deka apresenta soluções em Laserlipolisi, técnica inovadora no Brasil com utilização do laser que proporciona maior segurança aos profissionais e pacientes, já que é menos agressiva e satisfatória. Essa tecnologia é oferecida pelo Smartlipo, aparelho que dispensa a necessidade de anestesia geral para casos de até 500 ml de gordura. O médico insere uma cânula de 1 milímetro de diâmetro e aciona o laser que remove o excesso de tecido gorduroso. "A tecnologia empregada no Smartlipo permite, por exemplo, que o paciente retorne às atividades logo após o tratamento. O trauma é muito inferior ao da lipoaspiração convencional e a gordura é expelida pelo organismo naturalmente", comen ta Leandro Cruz, diretor comercial da Deka. O aparelho é o único para tratamentos de celulite, papadas e sudorese e já está presente no Brasil em várias clínicas médicas.
A segurança e o conforto proporcionados, só são possíveis graças à aplicação do laser Nd: YAG 1064 nm, que dissolve a gordura presente no organismo, cauteriza os vasos, impedindo a formação de edemas, e reduzindo as chances de trauma pós-cirúrgico. "A principal característica deste laser no tratamento é a redução dos riscos na formação de necrose residual (queimadura da pele), o que torna essa tecnologia mais segura que as baseadas em Diodo", explica Leandro.
Rugas e acne - Os problemas de pele que tanto incomodam, como rugas, manchas de envelhecimento e flacidez cutânea, marcas de acne também estão com os dias contados. Sem necessidade de internação e com recuperação e resultados rápidos, médicos e pacientes já dispõem de um tratamento a laser que trata deformações na pele com maior exatidão e menor efeito colateral. O Smartxide Dot, aparelho fabricado pela Deka, possui a tecnologia CO2 fracionado, ou seja, permite que o laser indique o procedimento em cima da área a ser tratada agindo apenas onde o laser atingir. A técnica proporciona inclusive o tratamento em peles negras.
Essa tecnologia não agride a área ao redor e não queima a pele, o que permite preservar o tecido e torna o tratamento menos agressivo do que os métodos tradicionais. A cicatrização é outra vantagem do CO2, pois ocorre de maneira mais rápida e, por atingir áreas mais profundas da pele, o resultado é mais duradouro e pode chegar a até cinco anos. Logo após a aplicação, a pele fica um pouco avermelhada por aproximadamente uma semana, mas os resultados podem ser observados com apenas duas sessões, num período de 30 dias.
De acordo o Journal of Drugs in Dermatology (JDD), o SmartXide DOT, da Deka, foi escolhido como o melhor sistema para redução de rugas e no âmbito geral. A avaliação considerou as melhorias que os sistemas de diferentes marcas de laser CO2 e Er:YAG poderiam atingir, como o reforço da textura da pele, pigmentação, rugas, e no aspecto geral do rosto. Dentre as marcas concorrentes avaliadas, a Deka ficou em primeiro lugar no ranking, como produto com maior eficiência do mercado.
Epilação para pele negra - Com o Synchro Plataform, pessoas de pele negra também passam a usufruir da técnica de epilação por laser, antes restrita apenas as pessoas de pele clara. Com o laser Nd YAG podem ser tratados todos os tipos de peles e pêlos de qualquer dimensão e cor (menos pelo branco).
Dentre as aplicações do aparelho destacam-se o rejuvenescimento cutâneo não ablativo, que estimula o tecido conjuntivo conduzindo uma melhora estética da pele; o tratamento vascular, que trata de lesões na face, no corpo e em particular nas pernas (telengectasias, hemangioma, eritrose); lesões pigmentares de nível epidérmico, que permite serem tratadas de modo rápido.
O equipamento também permite fazer a epilação de pelos em qualquer parte do corpo, inclusive intima (exceto áreas com mucosa). Os valores, no entanto, podem variar de 200 reais (axilas) até 2000 reais (pernas inteiras) por sessão.
Remoção de barba e bigode - Os homens também podem usufruir da epilação a laser para remoção de barba e bigode, que são realizadas em até sete sessões para a retirada completa dos pêlos. Algumas clínicas criam pacotes que podem variar de
R$ 2.100 até R$ 4.900. E os resultados duram em média de um a dois anos, dependendo da pessoa. Recomenda-se a consulta prévia de um dermatologista para acompanhar o procedimento e checar o sucesso do tratamento.
Foto: Divulgação
Circuito Fashion