São Paulo - Na maior atualização de sua história, maioria das brechas estão no sistema operacional Windows e no Microsoft Office.
A Microsoft divulgou 31 correções em seu ciclo mensal de segurança conhecido como "Patch Tuesday "nesta terça-feira (09/06), distribuídas em 10 pacotes de ajustes, sendo seis classificados como "críticos", rótulo mais severo da empresa, por permitirem a execução remota de malwares.
Segundo a Reuters, esta é a maior atualização de segurança da história da Microsoft.
A maioria dos pacotes se concentra em brechas de segurança no sistema operacional Windows e no pacote corporativo Office - sete patchs são voltados ao primeiro, enquanto os três restantes são para programas do segundo. O navegador Internet Explorer é alvo de uma correção conjunta com o Windows classificada como "crítica".
Entre os problemas para Windows, a Microsoft corrigiu três vulnerabilidades "críticas" no Windows Print Spooler - a mais severa permitiria execução remota de códigos se o servidor afetado recebesse um pedido malicioso.
Entre as questões do Microsoft Office, foram corrigidas brechas que, caso exploradas, poderiam apagar dados e modificar arquivos remotamente de usuários que abrissem documentos maliciosos para Works, Excel e Word.
Outros três pacotes de segurança para o Windows são considerados importantes, mas não graves. Dois bugs, um no kernel e outro no Microsoft Internet Information Services (IIS), poderiam aumentar os privilégios de controle do invasor.
Por fim, o Patch Tuesday corrigiu uma vulnerabilidade no Windows Search, de gravidade moderada, que levaria ao vazamento de informações.
No pacote de atualizações de segurança de maio, a Microsoft corrigiu apenas uma falha crítica no PowerPoint.
Fonte: IDG Now