Clicksergipe - Onde Sergipe é a notícia!
       



Desenvolva sua capacitação para a supervisão e evite surpresas desagradáveis

22/6/2009

Artigo - Tenha em mente que só governa realmente quem domina a área das finanças públicas

Como você, que acabou de se eleger, vai cuidar do dinheiro público ? Você foi eleito, e não aprovado em concurso público de títulos e provas sobre finanças públicas. A menos que sua origem profissional seja a área de finanças, você terá muito pouco conhecimento, e talvez nenhuma experiência, nas complexidades contábeis e financeiras da administração pública.


Não obstante, uma vez eleito, elas passarão a ser uma responsabilidade sua, pessoal e intransferível. É, portanto, indispensável e urgente que você desenvolva a sua capacitação nesta área.

Não pense que você resolve o problema transferindo-o para pessoa qualificada, especializada e de sua confiança. Escolher a pessoa certa é um grande passo - indispensável - para colocar sua administração num rumo seguro. Mas não é tudo!

Só governa realmente quem domina a área das finanças públicas. Logo, você terá que adquirir este conhecimento, se ainda não o possui. A primeira providência é criar um programa de autoeducação para você. Separe algum tempo de sua agenda para estudar e escolha pessoas qualificadas e discretas para ensiná-lo. Seus próprios funcionários, responsáveis pelo setor, poderão exercer esta função, usando exemplos práticos para seu ensinamento.

Oriente seu estudo para a atividade de supervisão. Você não precisa saber os detalhes das operações financeiras padrão na administração pública. Esta é uma tarefa para operadores que as executam. Mas você precisa saber como ler um orçamento ou um balanço e entender o que está acontecendo na sua administração. Supervisão é um acompanhamento e controle que se exerce "por cima", isto é, dominando alguns indicadores básicos, mediante os quais você consegue formar um julgamento sobre a qualidade do planejamento, previsões e execução orçamentária de seu governo.

A supervisão eficiente evita que você tenha surpresas. Você vai identificar, com antecipação, desajustes, problemas, incorreções, erros de planejamento, previsão e de cronogramas, e vai poder com este conhecimento fazer seus planos de contingência para a eventual ocorrência de fatores negativos.

Cuidar do dinheiro público, portanto, significa exercer uma supervisão inteligente sobre a execução orçamentária de forma a assegurar que os projetos do governo estão sendo executados, com o financiamento adequado e com os resultados esperados.

A supervisão, portanto, é uma habilidade que precisa ser desenvolvida e continuamente aperfeiçoada. O conhecimento básico você vai adquirir em poucos meses, se não o possuir, e se dedicar um tempo adequado para aprender. A partir deste ponto, você aprende supervisionando. Isto é, você já possui as condições de fazer perguntas críticas aos seus funcionários e subordinados, aprofundando, desta maneira, seu conhecimento.

Chega um momento em que você sente que já caminha com suas próprias pernas nesta área. É o sinal de que você está efetivamente no comando, que você supervisiona sua administração e está em condições de cuidar do dinheiro público com competência, como esperam aqueles que o elegeram.


Francisco Ferraz