Clicksergipe - Onde Sergipe é a notícia!
       



Temperatura deve chegar a 12º em municípios de SE

22/6/2009

Muita chuva, mais do que em 2008, e temperaturas baixas, que podem chegar a 12º em algumas cidades do interior, a exemplo de Simão Dias, Riachão, Nossa Senhora da Glória e Carira. Esta é a previsão do setor de meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) para este inverno, que começa hoje e só termina no dia 23 de setembro. Para os dias de São João, a previsão é de tempo nublado e chuva fina.

“O declínio na temperatura agora já é percebido em todo o interior e na capital. A temperatura está chegando a 20º na madrugada. Mas em julho ela cairá muito mais, principalmente no interior, com a chegada de massas frias nos locais de maior altitude”, explicou Overland Amaral, meteorologista da Semarh. Ele disse ainda que as chuvas deverão prosseguir até setembro, com uma intensidade bem maior que a do ano passado.

Os primeiros dias do inverno serão de chuva fina e tempo nublado e por isso o tradicional forró
poderá ajudar a esquentar o clima do São João. A previsão é de chuva fina nas madrugadas dos dias 23 e 24 e tempo nublado durante o dia. Também haverá bastante neblina no início da manhã e as temperaturas vão variar de 21º a 28º em todo o Estado.

A estação

Oinverno é mais fria estação do ano. No Hemisfério Norte se inicia por volta de 21 de dezembro, no solstício de inverno, e termina em 21 de março, no equinócio de primavera. Já no Hemisfério Sul, o inverno se inicia em 21 de junho e termina em 23 de setembro. Nesta época, alguns pontos do Planeta Terra, por conta do movimento de translação, ficam bem distantes do Sol. Justamente por isso, nenhuma estação pode ocorrer simultaneamente em dois pólos da Terra.

Na mitologia grega, Zeus ordenou que Perséfone, sua filha com Deméter, ficasse seis meses com sua mãe e seis meses com Hades, o deus da escuridão. Deméter teria se entristecido e, por causa desses períodos em que ficaria longe de sua filha, teria se originado o outono e o inverno. O inverno é caracterizado pelas baixas temperaturas. Várias espécies de animais, principalmente de pássaros, migram para outras regiões mais quentes. Outros animais, como ursos, hibernam nesse período, reduzindo grandemente sua atividade metabólica.

Cuidados

As alergias, doenças respiratórias e outras transmitidas pelas águas das enchentes são responsáveis pelo aumento de pacientes nas urgências dos hospitais no inverno. Segundo o infectologista Marco Aurélio de Oliveira, alguns cuidados básicos podem evitar essas doenças. Uma delas, praticamente impossível para quem gosta de curtir os festejos juninos, é evitar grandes aglomerados.

Fora isso, outras bem simples podem ser adotadas no dia-a-dia, como lavar com frequência as mãos com água e sabão, não compartilhar copos e talheres, usar lenços descartáveis ao tossir e espirrar, não ter o contato direto com água de enchente e, principalmente, procurar o médico ao sentir os primeiros sintomas de qualquer doença, por mais simples que sejam.

Janaina Cruz/Jornal da Cidade em 21/06/2009