As cacatuas são aves psitaciformes, pertencentes à família Psittacidae. São muito semelhantes aos papagaios no seu bico curvo e morfologia zigodáctila dos pés (dois dedos para a frente, dois para trás). Como características distintivas, as cacatuas apresentam uma crista móvel e plumagem de cores simples. Enquanto grupo, as cacatuas têm distribuição geográfica restrita à Austrália e ilhas vizinhas. Há cerca de 20 espécies de cacatua.
O grupo já foi considerado como uma família separada, Cacatuidae, da ordem Psittaciformes, mas a taxonomia de Sibley-Ahlquist integra as cacatuas na família Psittacidae. Pertence à família dos psitacídeos, que reúne cerca de 330 espécies. Barulhenta e colorida, a cacatua tem bico encurvado e pés com grande capacidade de movimentação, usados para andar, trepar em árvores e levar comida à boca.São psitacídeos grandes, dotados de um penacho que é erguido em exibições de corte.
Encontradas apenas no Sudeste Asiático e na Austrália, são especializadas em comer sementes e quebrar nozes. Se reúnem em grandes bandos. Têm cauda curta. É um dos poucos psitacídeos totalmente brancos conhecidos. Alimentam-se principalmente no solo. Asas: As cacatuas são boas voadoras. Suas asas são afiladas ou arredondadas.
Quase sempre voam em bandos ruidosos, que podem ter desde pares até centenas de aves. Bico: Se alimentam basicamente de vegetais. Usam o bico para quebrar e abrir sementes e nozes ou para morder frutos. A maxila superior, maior que a inferior, tem relativa mobilidade. Termina em um gancho pontudo, que utiliza para se alimentar e escalar. A língua costuma ser grossa e áspera. Pés: Usam-nos para pegar comida e levá-la à boca.
Recentemente foi descoberto que essa espécie não só imita a fala dos seres humanos mas também a sua dança, veja e comprove nesse vídeo na musica do Ray Charles.