Clicksergipe - Onde Sergipe é a notícia!
       



O Globo - De cada dez exames feitos em São Paulo, 4 são confirmados

25/6/2009

Os demais estados com casos confirmados são Alagoas (4); Bahia (5); Paraíba (2); Pernambuco (1); Goiás (3); Maranhão (1); Mato Grosso (3); Rio Grande do Norte (1); Sergipe (4) e Tocantins (4). O Distrito Federal tem 13. O Ministério da Saúde acompanha 310 casos suspeitos no país.

O GLOBO - Cleide Carvalho, Fabiana Parajara e Wagner Gomes

Regiões Sudeste e Sul, com 358 casos, concentram 90% do total, segundo o Ministério da Saúde

SÃO PAULO. Quase 90% dos casos de gripe suína confirmados no país estão nos estados do Sul e Sudeste, que concentram 358 dos 399 casos confirmados até ontem. São Paulo tem o maior número: 186, praticamente metade dos doentes.

Ele é seguido por Minas Gerais (52); Rio (46); Santa Catarina (40); Rio Grande do Sul (17); Paraná (9); e Espírito Santo (8). Até o momento, nenhuma morte foi registrada no país.

Os demais estados com casos confirmados são Alagoas (4); Bahia (5); Paraíba (2); Pernambuco (1); Goiás (3); Maranhão (1); Mato Grosso (3); Rio Grande do Norte (1); Sergipe (4) e Tocantins (4). O Distrito Federal tem 13. O Ministério da Saúde acompanha 310 casos suspeitos no país.

A cada 10 exames feitos pelo Instituto Adolfo Lutz em pacientes de São Paulo, quatro confirmam o diagnóstico de gripe suína. De acordo com Marta Salomão, diretora do instituto, a média diária de exames era 30, mas passou a 90 depois do feriado de Corpus Christi: — O aumento ocorreu porque muita gente viajou para o exterior, especialmente para Argentina e o Chile, e voltou contaminada.

Em São Paulo, 8.000 alunos estão sem aula devido à gripe suína O aumento nos casos deve levar São Paulo a mudar a estratégia de tratamento da doença. Segundo o infectologista David Uip, diretor do Hospital Emílio Ribas, referência no tratamento de doenças transmissíveis no estado, daqui para frente devem ser internados apenas pacientes com sintomas graves da gripe. O restante dos infectados deve ser tratado em casa, sob monitoramento dos técnicos da Vigilância Sanitária.

A empresa de cosméticos Natura confirmou dois casos de gripe suína entre seus funcionários.

Nas escolas, os casos também aumentam.

No colégio Porto Seguro, um aluno de 12 anos da unidade Panamby pode ter sido contaminado.

O colégio suspendeu as aulas para os 32 alunos da classe. Há suspeita de que ele possa ter sido infectado no clube que frequenta.

No fim da tarde de ontem, mais duas escolas paulistas suspenderam as aulas. Foi confirmada a contaminação de uma aluna da 3asérie do ensino médio do Colégio Objetivo, unidade Cantareira. Na unidade Vila Olímpia da Escola Viva, na Zona Sul, as férias foram adiantadas por conta da confirmação de um caso no sexto ano. Até ontem, cerca de 8.000 alunos estavam sem aula devido à gripe.

Cerca de 40% dos casos confirmados em São Paulo são de pessoas contaminadas na Argentina e 5%, no Chile. O Rio Grande do Sul, que tem 37 casos confirmados, recomendou aos postos de saúde que implante um terceiro turno e passem a atender pacientes até 22 horas.