Clicksergipe - Onde Sergipe é a notícia!
       



Dois são indiciados por queda de árvore de Natal que matou 4

28/1/2009

Andrea Vaz

Direto de Aracaju

Duas pessoas foram indiciadas ontem pela morte de quatro operários no desabamento de parte de uma árvore de Natal da fornecedora de energia elétrica Energisa, em novembro, em Aracaju (SE). O responsável pelas obras de montagem da estrutura e o proprietário da empresa terceirizada responderão por crime de homicídio culposo, quando não há intenção de matar.

A delegada Thereza Simony entregou na terça-feira, na 3° Vara Criminal, o relatório final do inquérito. As investigações da delegada levaram à conclusão de que houve imperícia, imprudência e negligência na obra, o que culminou com a fatalidade.

Foram ouvidas 40 pessoas durante o andamento do inquérito, que durou 60 dias. No laudo técnico, o perito do Instituto de Criminalística, o engenheiro civil Franciso Chagas, responsável pela elaboração do laudo, concluiu que a árvore caiu, principalmente, por conta de excesso de peso.

"Queriam apenas estabelecer recordes. Aumentaram demais a torre sem se preocupar com a base", afirmou o perito. "Fizeram tudo de maneira aleatória sem cálculos estruturais, entre outros cuidados, e acredito que às pressas", acrescenta o perito.

De acordo com o perito, o material utilizado na montagem da estrutura era reutilizado. Em sua análise, Francisco encontrou parte de soldas estouradas e cabos de aço partidos, o que comprova a precariedade do material. "Pelo que pude constatar a estrutura já devia ter dado algum sinal de fragilidade, diante disso deveriam ter suspendido a obra."

Especial para Terra