Clicksergipe - Onde Sergipe é a notícia!
       



Quatro sergipanos vítimas da gripe suína já receberam alta

3/7/2009

Em Sergipe, a unidade de referência nos casos de gripe A é o Hospital João Alves Filho.

Quatro pessoas vítimas da gripe A (suína) já receberam alta. Todos eles foram submetidos a tratamentos e isolamento domiciliar. Segundo o infectologista Marco Aurélio Oliveira, todos apresentavam um quadro considerado leve. Marco Aurélio é o responsável pelo acompanhamento dos cinco casos registrados pela Secretaria de Estado da Saúde.

Além do trabalho das equipes e saúde do Estado e do município de Aracaju, as agências de viagem também estão colaborando no levantamento de casos suspeitos. “Quando a Secretaria de Estado da Saúde tem alguma dúvida entra em contato com a gente e indicamos o passageiro que estava com os sintomas. A atenção maior é com os passageiros que estão vindo ou indo para a argentina”, afirmou Maria Luiza Garcez Vieira, proprietária de uma agência de viagem em Aracaju.

“As agências podem colaborar e muito identificando possíveis casos suspeitos e orientando os passageiros que procurem os serviços de saúde ao aparecer qualquer sintoma, que não deve ser banalizado”, alerta Marco Aurélio.

Em Sergipe, a unidade de referência nos casos de gripe A é o Hospital João Alves Filho.

Recomendações

O Ministério da saúde recomenda aos viajantes que se destinam a países afetados pela nova gripe que usem máscaras cirúrgicas descartáveis durante toda a permanência em áreas afetadas; ao tossir ou espirrar, cubram a boca o nariz e a boca com um lenço, preferivelmente descartável; evitar locais com aglomerações de pessoas; evitar locais com aglomeração de pessoas; evitar o contato direto com pessoas doentes; não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal; lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar.


Fonte: Portal LIG SE