Laranja: comissão da câmara discute crise da citricultura
6/7/2009
SAFRAS (06) - A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados (Capadr) quer buscar medidas para a atual crise no setor produtivo de frutas cítricas do Brasil. O deputado democrata Jerônimo Reis destaca a falta de investimento governamental para o cultivo dos cítricos, em especial de laranja, como um dos principais motivos para o mau momento.
Representante de Sergipe, um dos principais estados brasileiros produtores da fruta, o parlamentar propôs a realização de um debate sobre o tema marcado para esta terça-feira, 7, às 14h30min.
De acordo com o deputado, a produção de mudas cítricas está em crise no sul de Sergipe. Ele afirma que os agricultores que manejam mudas de laranja em viveiros telados reclamam da falta de incentivo. "Esse ramo da agricultura está jogado às traças e vive momentos de escassez de desenvolvimento econômico atrelado à melhor estruturação ambiental", argumenta.
Confirmaram presença na audiência pública o chefe de divisão do Departamento de Comercialização e Abastecimento Agrícola e Pecuário da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Gustavo Henrique Marquim Firmo de Araújo, o presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Citricultura e presidente da Associtrus, Flávio de Carvalho Pinto Viegas, o pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, Orlando Sampaio Passos, o engenheiro agrônomo e ex-secretário da Agricultura de Sergipe, Etélio Prado, e o ex-prefeito do município de Boquim-SE e ex-presidente da Associação de Citricultores de Sergipe, José Trindade. As informações são da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados.