Visando melhorar a fluidez de veículos e proporcionar um trânsito mais rápido na área, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) vai proibir, a partir de segunda-feira, dia 2 de fevereiro, o estacionamento de veículos na avenida Barão de Maruim, desde a Ivo do Prado até a Praça da Bandeira. Até domingo, toda a via será sinalizada.
Estamos adequando o trânsito à nova realidade da cidade. Medidas urgentes precisavam ser tomadas ali, uma vez que os carros estacionados estreitam a pista de rolamento, tornando o trânsito lento e impedindo, inclusive, a livre circulação dos ônibus que fazem o transporte coletivo da cidade, explica o superintendente da SMTT, Antônio Samarone.
Segundo ele, desde o primeiro semestre do ano passado várias medidas estão sendo adotadas com o objetivo de oferecer segurança ao pedestre e melhorar a circulação de veículos em diversos bairros. A SMTT fechou, por exemplo, um dos retornos na avenida Marieta Leite com Franklin Sobral, no bairro Jardins, e o cruzamento da rua Zaqueu Brandão com a avenida Barão de Maruim. Ali para cruzar a avenida era muito arriscado, lembra Samarone.
No conjunto Orlando Dantas foi construída uma rotatória semaforizada. Foi proibido o estacionamento na rua Otoniel Dórea e avenidas Rio Branco, Ivo do Prado e Beira Mar até a Francisco Porto, em toda a extensão do lado direito. Também foi proibido o estacionamento em horário comercial na avenida Silvio Teixeira, na rua Guilhermino Resende e em um dos lados das travessas Hélio Ribeiro e Quintiliano da Fonseca, no Centro. O trânsito nos bairros Jardins, São José e Siqueira Campos foi redirecionado em algumas vias e o cruzamento da rua Altamira, na saída da ponte Aracaju/Barra dos Coqueiros, agora está sinalizado.
Investimento
Com investimentos de quase R$ 2 milhões, a Prefeitura, por meio da SMTT, implantou a nova e moderna sinalização semafórica com painel de temporização, além de faixas de pedestres, placas indicativas, sinalizadoras, proibitivas e de advertência, divisores de pistas e sinalização individual para o pedestre. É um trabalho contínuo de modernização do trânsito que oferece segurança ao pedestre e conforto ao motorista, enfatiza Samarone, acrescentando que novas mudanças estão programadas
FONTE: FAXAJU