Clicksergipe - Onde Sergipe é a notícia!
       



Maria do Carmo Alves e Almeida Lima integram o Conselho de Ética

8/7/2009

Senado apresenta nomes para integrar o Conselho de Ética

O terceiro-secretário do Senado, Mão Santa (PMDB-PI), anunciou no Plenário nesta quarta-feira os nomes dos senadores que foram indicados para comporem o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado Federal. Os mandatos dos antigos conselheiros acabaram em março, após a posse do senador José Sarney (PMDB-AP) na presidência da Casa, em fevereiro. As informações são da Agência Senado.

O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) informou que os indicados pelo PT serão anunciados nesta quinta-feira. Alguns nomes indicados podem ser alterados nos próximos dias e alguns suplentes ainda não foram confirmados.

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar é responsável por zelar pela observância dos preceitos do Código de Ética e Decoro Parlamentar e do Regimento Interno do Senado Federal, atuando no sentido da preservação da dignidade do mandato parlamentar na Casa.

Qualquer senador pode ser julgado no Conselho de Ética a partir da data da posse. O grupo é composto por 15 membros titulares e 15 suplentes, com mandato de dois anos. Os líderes partidários submetem à mesa diretora os indicados pela bancada do partido para o colegiado.

O senador indicado precisa apresentar à mesa declarações e informações sobre seus bens, fontes de renda e atividades econômicas e profissionais. O corregedor do Senado, cargo ocupado no momento por Romeu Tuma (PTB-SP), participa das deliberações do Conselho de Ética, com direito a voz e voto.

Veja os indicados:

DEM: Demóstenes Torres (GO), Heráclito Fortes (PI) e Eliseu Resende (MG). Suplentes: Antonio Carlos Junior (BA), Rosalba Ciarlini (RN) e Maria do Carmo Alves (SE).

PMDB: Wellington Salgado (MG), Almeida Lima (SE), Gilvam Borges (AP) e Leomar Quintanilha (TO). Suplentes: Valdir Raupp (RO), Paulo Duque (RJ) e Romero Jucá (RR).

PSDB: Marisa Serrano (MS) e Sérgio Guerra (PE). Suplentes: Arthur Virgílio (AM) e Alvaro Dias (PR).

PTB: João Vicente Claudino (PI). Suplente: Gim Argello (DF).

PDT: Jefferson Praia (AM).

Redação Terra