Clicksergipe - Onde Sergipe é a notícia!
       



H1N1: plano de contingência é apresentado

10/7/2009

Até o momento dos 37 casos suspeitos em Sergipe, 5 foram confirmados e 8 descartados

O secretário da Saúde, Rogério Carvalho, realizou nesta manhã, 10, uma coletiva com a imprensa para falar sobre a situação do vírus H1N1 (gripe Suína) em Sergipe, assistência hospitalar e plano de contingência do Estado. Até o momento dos 37 casos suspeitos em Sergipe, foram confirmados 5 casos da doença e descartados 8.

Moema Lopes, de Aracaju


 

“Venho tranqüilizar a população, não no sentido de que podem relaxar, mas de que devemos ficar atentos. O H1N1 é epidemiológico e só conseguimos saber se a pessoa foi infectada sabendo de onde ela veio e através do exame”, disse o secretário, ao ressaltar que o exame, em todo Brasil, só é realizado em três laboratórios.



 


Secretaria de Estado da Saúde, Rogério Carvalho



Ele lembrou que a gripe Suína tem um comportamento semelhante ao da gripe comum e por essa razão é importante todos ficarem atentos. “Temos que prestar atenção à pessoas com gripe e àquelas que vêm de fora (viagens internacionais) ou tiveram contato com pessoas infectadas”, reforçou.

Rogério Carvalho informou que toda rede de Saúde está preparada para atender, caso haja uma epidemia no Estado, possibilidade que não foi descartada. “Colocamos infectologista à disposição durante 24 horas em toda rede. Os Programas de Saúde da Família estão responsáveis pelo monitoramento. Os casos notificados são encaminhados para a Vigilância sanitária, que faz o encaminhamento dos recursos. Toda equipe está capacitada e toda rede hospitalar pública e privada está preparada para atender os casos”, garantiu.



Segundo ele, um local de atendimento exclusivo foi criado no Hospital João Alves (HUSE) para o atendimento da população. “Com profissionais capacitados. Além disso, também estamos orientando a população quanto aos cuidados que devem ser tomados e contamos com o apoio da imprensa para isso”, disse Rogério carvalho.

NESSE INSTANTE