Caranguejo, guiamum e siri são indispensáveis na culinária nordestina, têm baixa caloria e são disputados por turistas. Aprenda também a preparar a casquinha de caranguejo.
Caranguejo, guiamum e siri são crustáceos indispensáveis na culinária nordestina. Os três têm baixa caloria e são disputados pelos turistas durante o verão.
Caranguejo, guaiamum e siri são crustáceos de semelhantes aparências, mas cada um tem sua particularidade. O caranguejo vive no mangue. O guaiamum fica às margens de rios e o siri é do mar.
O siri é mais manso e é pego mais facilmente. O guaiamum nem é muito fácil nem muito difícil, mas é bravo e tem que ser bastante amarrado. O caranguejo é mais trabalhoso porque é arriscado levar um corte de ostra”, explicou a catadora Geni Santos.
Dos três o guiamum é o que se adapta melhor ao cativeiro. Está sempre gordinho. Também pudera, a dieta é base de milho.
Nos mercados de Aracaju eles podem ser encontrados facilmente ainda vivos. Outra opção é a carne já desfiada. Ainda tem pastel, patinhas crocantes e casquinha temperada. São delícias irresistíveis e fontes de proteínas.
Carne desses crustáceos se destaca pela grande presença de proteínas, importantes para as células do organismo; pela presença de cálcio, zinco e fósforo, importantes para os ossos; e pela presença dos ácidos ômega 3 e ômega 6, indispensáveis para o sistema cardiovascular, explicou Tatiana Aguiar, nutricionista.
Mas é bom consumir com moderação, principalmente por causa do óleo e dos temperos usados no preparo.
Uma porção de casquinha de caranguejo tem 250 calorias. É pouco menos que uma fatia de cem gramas de picanha, que tem 287 calorias. Só quando cozidos na água e no sal é que tem baixo valor calórico.
Entre os crustáceos a estrela do cardápio nordestino é o caranguejo. Faz tanto sucesso que na Orla de Atalaia, cartão postal mais famoso de Sergipe, existe a passarela do caranguejo, uma área inteira dedicada ao crustáceo.
Casquinha de caranguejo
Aprenda a receita que usa a carne do crustáceo desfiada.
Ingredientes:
1kg de carne de caranguejo
2 copos de suco de limão
sal a gosto
3 dentes de alho
1 cebola grande picada
1 tomate sem pele picado
1 colher de sopa de extrato de tomate
2 maços de cheiro verde picado
6 casquinhas de carangueijo limpas e ocas
½ kg de farinha seca
3 colheres de sopa de margarina
6 azeitonas verde
azeite de oliva
Modo de Preparo:
Colocar o alho junto com o azeite para dourar. Depois, acrescentar a cebola picada, a carne de caranguejo, o suco de limão (fracionado) e sal a gosto. Deixar secar até ficar um refogado meio que dourado. Colocar o tomate sem pele e a colher de sopa de extrato de tomate. Quando tudo estiver bem sequinho, colocar o cheiro-verde picado e reservar esta mistura. Com a raspa da panela, faça a farofa com a farinha seca e a margarina. Colocar dentro da casquinha, servir também um pirex de sobremesa, a mistura de caranguejo e por cima a farofa. Enfeitar com uma folhinha de cheiro-verde e uma azeitona.
Fonte: FAXAJU