FOLHA DE SÃO PAULO
Os quatro senadores do conselho beneficiados por atos secreto são: Demóstenes Torres (DEM-GO), Almeida Lima (PMDB-SE), Delcídio Amaral (PT-MS) e Ideli Salvatti (PT-SC). Esses dois últimos são suplentes, mas ocupam atualmente as vagas dos titulares Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) e João Ribeiro (PR-TO), que renunciaram.
O ESTADO DE SÃO PAULO
Senado aprova lei de paternidade presumida
Eugênia Lopes, BRASÍLIA
O Senado aprovou anteontem à noite projeto de lei que estabelece a presunção de paternidade em casos nos quais o suposto pai se recuse a fazer exame de DNA. O projeto tramitou por oito anos no Congresso e espera agora pela sanção presidencial.
"Acho muito importante, principalmente em um País tão desigual como o Brasil, onde temos diferenças sociais bem acentuadas, onde há mulheres mais humildes que não têm como reclamar seus direitos", disse o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE). "Essa proposta é boa, votei a seu favor, mas acho que faltou inserir algum tipo de punição para as mulheres que resolverem usar a lei de forma desonesta", disse o senador Cristovam Buarque (PDT-DF).
O projeto estabelece que os casos de presunção de paternidade só serão decididos depois da abertura de um processo onde serão analisadas provas que demonstrem a existência de relacionamento entre a mãe e o suposto pai. "A mulher precisa que o suposto pai se recuse a fazer o exame de DNA e ela tem de entrar com uma ação na Justiça e apresentar provas do relacionamento", disse Valadares.
Frase ?bons pizzaiolos? usada pelo presidente resulta em requerimento
"Na medida em que o Lula diz que vai dar pizza, está criticando os próprios companheiros de governo. Só vai dar pizza se a maioria quiser e a maioria está com ele", disse o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE).
O maranhense, Duque chegou a dizer, "é diferente dos outros senadores" por ter criado a TV Senado, "que permite que eu me dirija a todo o povo brasileiro". E arrematou: "Isso não tem preço." Tudo se faz com a maior desfaçatez. Calheiros, obviamente de comum acordo com Lula, vetou o nome de Antonio Carlos Valadares, do PSB de Sergipe, indicado pela liderança petista, porque este, que deverá disputar a reeleição, poderia se mostrar menos propenso a bloquear um processo por quebra de decoro parlamentar contra Sarney.
CLÁUDIO HUMBERTO
Desconfiança
O senador José Agripino Maia (RN) achou "esquisita e suspeita" a retirada de apoio que inviabilizou Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) como presidente do Conselho de Ética, e não o comportamento do senador sergipano no episódio. "Ele foi vitima", afirma o líder do DEM.
JORNAL DO COMÉRCIO
Showbrink 2009
Termina hoje no Polo Comercial de Caruaru a quinta edição da Showbrink Caruaru, feira regional de brinquedos que conta com 64 fabricantes de brinquedos voltados para lojistas de Pernambuco Alagoas, Paraíba, Sergipe, Rio Grande do Norte e Bahia.
O GLOBO
Ataque a senadores desagradou ao Planalto
O CONGRESSO MOSTRA SUAS ENTRANHAS: Oposição se refere a Lula com adjetivos mais pejorativos, diz Almeida Lima
Da tropa de choque do PMDB, Almeida Lima (SE) atacou:
- E eu achei até pouco, porque os senadores da oposição se referem a Lula com adjetivos muito mais pejorativos.