A União Nacional dos Estudantes (UNE) esclareceu nesta terça-feira, em nota, "que todo e qualquer prejuízo que possa ter sido causado ao patrimônio público durante a estadia dos milhares de estudantes presentes o 51º Congresso da UNE, alojados nas escolas públicas do Distrito Federal, será ressarcido pela entidade."
Reportagem do "Correio Braziliense" nesta terça mostrou que a depredação nos 10 centros de ensino do Distrito Federal usados pelos mais de 6 mil universitários que ficaram hospedados na cidade, de quarta a domingo, preocupam os diretores dessas unidades de ensino, faltando apenas uma semana para o início do semestre letivo.
Segundo a reportagem, houve muita baderna nas escolas, com bebidas alcoólicas, drogas, plantações destruídas e muito lixo no chão.
"Segundo foi noticiado por um veículo local do Distrito Federal, alguns estudantes teriam deteriorado a horta de uma das escolas. Com relação a esse e outros danos que possam ter ocorrido, trata-se de um comportamento isolado de alguns participantes que a entidade lamenta e condena.
Porém, não é possível se responsabilizar por atitudes individuais. O Congresso da UNE é o maior e mais importante fórum de debates políticos do movimento estudantil do país.
Milhares de estudantes debateram o futuro das mobilizações estudantis no país. Acontecimento isolado como esse citado anteriormente não reflete, portanto, a grandiosidade do encontro", conclui a nota da entidade.
De O Globo: Enviado por Ricardo Noblat -21.7.2009 - 19h27m