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Oi e Claro poderão pagar R$ 300 milhões cada por falha em atendimento

28/7/2009

Do Valor OnLine

BRASÍLIA - As empresas de telefonia celular Claro e Oi/Brasil Telecom terão de responder na justiça a uma ação por descumprimento às regras da Lei do Call Center. A ação foi ajuizada nesta segunda-feira (27) pelo Sistema Nacional de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça.

A ação pede que cada uma das empresas seja condenada ao pagamento de R$ 300 milhões por danos morais coletivos. O valor é cem vezes maior que a multa máxima prevista pelo Código de Defesa do Consumidor, e o dinheiro irá para o Fundo de Direitos Difusos para subsidiar projetos voltados para a valorização da cidadania.


"Agora é uma sentença judicial e não administrativa. Pedimos a condenação para que se reforce o Fundo de Direitos Difusos", disse o ministro da Justiça, Tarso Genro. "Ou as empresas pagam ou têm de se adequar à lei", completou.

As empresas de telefonia lideram a lista de reclamações dos órgãos de defesa do consumidor. Segundo Tarso Genro, para elas, é mais fácil pagar a multa do que se adequar à legislação. Por isso, o valor dessa ação é alto. Tarso Genro ainda não descartou a possibilidade de outras empresas também responderem a ações do tipo. "Por enquanto, vamos ficar com as duas que são mais graves", disse.

(Agência Brasil) apud G1