A Universidade Tiradentes realizou, ontem pela manhã, uma entrevista coletiva para divulgar uma campanha em defesa do diploma de jornalista e também o novo formato das aulas da Educação à Distância (EAD). O vestibular para os cursos oferecidos na modalidade EAD aconteceu no último domingo, registrando cerca de 5,5 mil candidatos. Atualmente, a Unit tem mais de 29 pólos de EAD em Sergipe, na Bahia e em Alagoas. O projeto de expansão contempla toda a região Nordeste.
“O aluno não precisará estar no pólo, necessariamente. Ele poderá baixar a aula pela internet e assisti-la no computador de casa, no Ipod, no MP4 e até no celular”, explicou o professor Ihanmark Damasceno. Ele disse que foi realizado um levantamento e verificado que 60 alunos da EAD acessam o ambiente virtual da Unit às duas da madrugada e outros 23 costumam estudar às 4 horas da madrugada. Para ele, isso prova que a Unit está no caminho certo, ampliando o acesso à educação superior através de ferramentas de alta tecnologia.
As aulas são transmitidas via satélite, permitindo a interação entre professor-aluno e aluno-aluno. “Esse modelo é diferente de outros de educação à distância que vêm sendo praticados”, acrescentou Ihan, lembrando que todo o ambiente virtual de aprendizagem foi desenvolvido pelos profissionais da Unit nos últimos seis meses. Os pólos EAD da Unit vão gerar ainda 60 novos empregos e os alunos poderão tirar dúvidas com professores pela internet das 8 às 22 horas.
Outra vantagem da EAD é que os alunos podem fazer as anotações no próprio site. “Assim ele acessará aquele arquivo de qualquer lugar onde tiver internet, poderá disponibilizar para os colegas e vai abolir o caderno em baixo do braço”, argumentou Ihan. O site também tem uma ferramenta de gestão através da qual coordenadores e professores acompanham a movimentação do aluno, como horário de estudo e conteúdos acessados. “Se o aluno não estiver no ritmo será chamado para sabermos quais são as suas dificuldades”, acrescentou o professor Ihan.
O reitor da Unit, Jouberto Uchoa, esteve na coletiva de imprensa e disse que a Unit é a única instituição de ensino do Nordeste chancelada pela Microsoft para ministrar cursos da mega empresa de informática. “Inclusive um egresso nosso foi um dos três aprovados em um concurso mundial e está nos Estados Unidos, trabalhando na Microsoft”, informou Uchoa. Ele destacou ainda o crescimento da Unit lembrando que a universidade é, atualmente, o maior contribuinte da Prefeitura de Aracaju.
Defesa do diploma
O diretor de marketing da Unit, Arthur Chrispino, apresentou à imprensa a campanha em defesa do diploma de jornalista. Em breve vários outdoors destacarão a seguinte frase: “O mercado exige mais do que diploma. Exige jornalistas com formação”. A peça publicitária esta disponível para todos os veículos de comunicação. “Cabe ao jornalista levar ao povo informação correta, segura e responsável. É isso que a Unit defende”, enfatizou Arthur, que apresentou uma linha do tempo mostrando a evolução do jornalismo desde 1918 até este ano, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que não é mais obrigatório ter o diploma para atuar como jornalista.