Clicksergipe - Onde Sergipe é a notícia!
       



11 de agosto - Dia do Estudante

11/8/2009

Você sabia, que anualmente os estudantes brasleiros tem o seu dia? Pois é, há 82 anos existe esta data comemorativa e é o o dia 11 de agosto, o Dia do Estudante. Comemorado oficialmente desde 1927, os estudantes brasileiros tem muito o que recordar e festejar nessa data. Nesse sentido, o Filosofia em Sergipe faz este pequeno registro.

D. Pedro I cria os primeiros cursos supeiores do Brasil

No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda, este último mais tarde transferido para Recife. Até então, todos os interessados em entender melhor o universo das leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima.

Na capital paulista, o curso acabou sendo acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII. As primeiras turmas formadas continham apenas 40 alunos. De lá para cá, nove Presidentes da República e outros inúmeros escritores, poetas e artistas já passaram pela escola do Largo São Francisco, incorporada à USP em 1934.


Nasce o Dia do Estudante

Cem anos após sua criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927.

 
Conheça a história dos estudantes brasleiros

Há no mercado bibliográfio brasileiro, diversos títulos que narram a história dos estudantes no país. Um deles é O poder jovem, de autoria do jornalista Arthur Poerner. Publicado em 1968, este livro já se encontra na 5º edicação, devidamente revisada e atualizada, e relata fatos que envolvem a participação dos estudantes na vida pública brasileira, desde o período do Brasil Colônia.

Outro livro, lançado em 2007, é o Memórias Estudantis, que tem como autora a historiadora Maria Paula Araujo. Neste é narrada a história da União Nacional dos Estudantes, que em seus mais de 70 anos, não só participou ativamente das grandes lutas nacionais, mas também projetou ao cenário político, personagens como o Governador de São Paulo José Serra (presidente da UNE em 1963), o Ministro dos Esportes Orlando Silva (presidente da UNE em 1995), o Prefeito de Duque de Caxias-RJ Lindemberg Farias, o ex-Ministro José Dirceu, entre outros.

E para comemorar esta data, este Blog parabeniza todos os estudantes deixando esta singela homenagem, a música Coração de estudante, interpretada por Milton Nascimento.

 

 

Fonte: http://blig.ig.com.br/filosofia_sergipe/2009/08/10/11-de-agosto-dia-do-estudante/