Versão "Starter" do Windows 7 será apenas para netbooks, diz Microsoft
11/8/2009
Presidente da empresa diz que restrição faz parte da estratégia de vender licenças mais caras para quem estiver disposto a pagar por máquinas robustas.
A Microsoft afirmou que limitará o uso da versão Starter do sistema operacional Windows 7 para laptops de pequeno porte e baixo custo, chamados de netbooks, segundo o CEO da empresa, Steve Ballmer.
O executivo, falando durante a análise financeira anual da Microsoft, foi mais específico sobre quais seriam os requisitos das máquinas nas quais os fabricantes poderão instalar o sistema.
“Nossa licença dirá exatamente as especificações para determinar o que é um netbook”, disse Ballmer.
Se seguir a tendência do mercado, a Microsoft permitirá a instalação do sistema mais básico e com menos recursos em computadores com até 10 polegadas, 1 GB de memória e até 250 GB de espaço em disco rígido.
Ballmer foi sincero ao responder o porquê das limitações do Windows 7 Starter. Segundo o executivo, a empresa não quer limitar as pessoas que precisam de um sistema leve, mas não quer prescindir do dinheiro daqueles que podem gastar com sistemas mais robustos.
Com a restrição de venda direta aos fabricantes, a empresa não revelou quais serão os preços cobrados pela versão Starter.