Clicksergipe - Onde Sergipe é a notícia!
       



João Carlos Paes Mendonça recebe medalha e reafirma compromissos

12/8/2009

Em cerimônia prestigiada, João Carlos Paes Mendonça foi agraciado com a Medalha Joaquim Nabuco concedida ao Grupo JCPM

Políticos, empresários e representantes da sociedade pernambucana marcaram presença no plenário da Assembleia Legislativa, ontem à noite, para prestigiar o presidente do Grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça, que foi agraciado com a Medalha Joaquim Nabuco – principal comenda concedida pela Casa. A deputada Terezinha Nunes foi a autora do projeto que sugeriu a outorga da medalha ao Grupo, recebendo aprovação unânime dos 49 parlamentares da Alepe. A abertura da reunião solene foi feita pelo presidente da Assembleia, Guilherme Uchôa. O vice-governador João Lyra Neto representou o governador Eduardo Campos na solenidade.

“Sou recifense e pernambucano por adoção e por opção”, frisou João Carlos, que nasceu em Sergipe, mas há mais de 40 anos radicou-se no Recife. Em 1974, o empresário recebeu título de Cidadão do Recife e em 1980 de Cidadão Pernambucano. “Em cada um desses gestos vivi uma emoção nova e entendi que aumentavam meus compromissos para com o Estado, assim como crescia o meu sentimento de gratidão”, disse, durante seu discurso.

O empresário lembrou que a trajetória do Grupo JCPM em Pernambuco começou na metade da década de 60, quando foi implantada no Recife a primeira loja. A partir daí, a rede cresceu em ritmo frenético e se transformou na terceira maior cadeia supermercadista do País, sob a bandeira Bompreço. Em 2000, o conglomerado deixou a atividade de supermercados – que contribuiu para modernizar – e passou a atuar no setor de shoppings. “Mas o Grupo JCPM nunca deixou de acreditar em Pernambuco e no Nordeste, no potencial de sua gente, na capacidade de enfrentar e vencer desafios. A experiência com supermercados impulsionou o grupo para uma nova etapa”, destacou.

Hoje, o setor de shopping é o principal negócio do Grupo JCPM, que também se destaca nos segmentos de comunicação, por meio do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, e imobiliário, tendo construído no Recife o JCPM Trade Center – um dos mais modernos e inteligentes centros empresariais. Atualmente, o conglomerado tem participação nos quatro principais centros de compras de Pernambuco (Recife, Guararapes, Tacaruna e Plaza), além de atuação na Bahia, Sergipe e São Paulo.

Durante seu discurso, João Carlos também destacou o trabalho social do Grupo JCPM, por meio da Fundação Pedro Paes Mendonça, que há 20 anos atua na Serra do Machado, em Sergipe, e do Instituto JCPM de Compromisso Social. “O Instituto tem o objetivo de capacitar jovens para o mercado de trabalho em Pernambuco, já tendo qualificado 350 pessoas em Brasília Teimosa”, contabiliza. Para 2010, a estimativa é treinar 700 jovens por ano.

Jornal do Comércio