Clicksergipe - Onde Sergipe é a notícia!
       



Mulher grávida está com a gripe suína

13/8/2009

Uma paciente grávida está internada no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), na Unidade de Atendimento à Influenza A. Há poucos dias, ela veio do Estado do Maranhão e como apresentou sintomas da síndrome respiratória aguda grave – como falta de ar, febre, tosse e coriza –, atendendo a orientação do Ministério da Saúde ela foi internada. No entanto, segundo a infectologista Iza Lobo, o estado de saúde da paciente é bom e ela deve ter alta médica nos próximos dias.

A médica explicou que como a gestante apresentou sintomas de gravidade ela foi internada, como orienta o Ministério da Saúde, para que seja investigada a presença do vírus H1N1, causador da gripe A. “A paciente está bem, nem chegou a tomar o medicamento Tamiflu e é bem provável que ela não esteja com a doença, mas, por precaução, temos que internar, para ver se
os sintomas têm alguma relação com o H1N1”, afirmou.

De acordo com a infectologista, o resultado dos exames realizados para detectar qual tipo de vírus atingiu a paciente deve sair em torno de 30 dias. Como houve um aumento na demanda de pacientes com sintomas da gripe A para ser investigado, agora os exames laboratoriais estão demorando em média 30 dias para serem entregues. Antes demoravam em torno de oito a dez dias. “Provavelmente quando recebermos o resultado dos exames ela já terá retomado sua rotina diária normal”, disse a médica

Segundo o infectologista Marco Aurélio Góes, coordenador da Unidade de Atendimento à Influenza A, até o momento foram confirmados nove casos de gripe A em Sergipe, todos em pacientes que já receberam alta. Outros 27 casos estão sendo monitorados, enquanto aguarda o resultado dos exames laboratoriais. O médico disse que esta semana esteve no Ministério da Saúde, em Brasília, juntamente com representantes da Vigilância Sanitária, para discutir os novos protocolos no atendimento a pacientes com suspeita da doença, bem como a situação da gripe A no país.

Esta semana, a Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju reuniu os gerentes das 43 Unidades de Saúde da Família (USF) para reforçar orientações contra a propagação da gripe A. O encontro teve como objetivo definir formas de mobilização da Rede de Atenção Básica (Reab) no sentido de conter o avanço do vírus causador da doença. Durante a reunião, foi apresentado aos gestores o quadro da doença no município e discutidas as estratégias que devem ser adotadas nos postos durante a assistência aos casos da gripe A.

Profissionais da saúde das Redes de Atenção Básica e de Emergência de Aracaju, como médicos, enfermeiros, atendentes, auxiliares de enfermagem e assistentes sociais, já foram capacitados para o correto tratamento dos pacientes da Influenza A (H1N1). A prioridade agora da Secretaria Municipal de Saúde é a assistência aos casos de doenças respiratórias graves que apresentam fatores de risco.

Texto: Edjane Oliveira


Fonte: Jornal da Cidade