Dieta rica em gordura pode aumentar a preguiça e piorar a memória, indica estudo
13/8/2009
RIO - Alimentos ricos em gordura podem prejudicar a memória, aumentar a preguiça e até mesmo tornar a prática de atividade física mais difícil. É o que aponta um estudo feito com ratos na Universidade de Cambridge, um dos primeiros a mostrar os efeitos a curto prazo da má alimentação.
- Já sabemos que as dietas ocidentais são ricas em gordura e podem causar doenças crônicas como obesidade, diabetes e problemas cardiovasculares. Porém, pouca atenção é dada aos efeitos desta alimentação no curto prazo. Espero que essa descoberta ajude aqueles que precisam repensar sua dieta - afirma o pesquisador Andrew Murray, um dos coordenadores da pesquisa.
Segundo ele, diminuir o conteúdo de gordura do prato pode ajudar a diminuir o cansaço no dia a dia e até melhorar o desempenho no trabalho. A explicação seria que o excesso de gordura diminui a oxigenação dos músculos, fazendo o coração trabalhar com mais dificuldade, e aumenta a sensação de letargia.
- O excesso de gordura tem um efeito similar ao do excesso de bebida. Podemos até ir além e dizer que um fim de semana recheado de cachorros-quentes, batata frita e pizza pode provocar um tipo de ressaca na segunda-feira - completa.
Apesar de o estudo não ter sido feito em humanos, os pesquisadores garantem que o organismo de ratos reage de forma similar ao das pessoas. O resultado pode ser encontrado na íntegra nesta edição do "FASEB Journal".