Clicksergipe - Onde Sergipe é a notícia!
       



Desembargador Roberto Porto é o novo Presidente do TJSE

4/2/2009

Fonte: Diretoria de Comunicação/TJ

A nova Mesa Diretora do Tribunal de Justiça de Sergipe para o biênio 2009-2011 tomou posse nesta quarta-feira, dia 04, no início da noite, no auditório do Palácio de Justiça Tobias Barreto. O Desembargador Roberto Porto assumiu a Presidência, o Vice é o Desembargador Cezário Siqueira Neto e a Corregedora Geral da Justiça, a Desembargadora Aparecida Gama. Durante entrevista coletiva à imprensa, o Desembargador Roberto Porto disse que dará continuidade aos bons projetos de gestões anteriores, investirá em modernização e realizará concurso para o TJ ainda no primeiro semestre deste ano.

 

O recém-empossado Presidente informou que a demanda de servidores em cartórios e varas cresceu nos últimos anos e, por isso, deverão ser abertas mais de 90 vagas no próximo concurso. Além disso, ele garantiu que manterá um bom relacionamento com os servidores. Em relação às melhorias da prestação jurisdicional, o Presidente do TJSE lembrou que existe no Poder Judiciário uma Comissão de Modernização, “que presta relevantes serviços, inclusive apresentando processos bem-sucedidos no Conselho Nacional de Justiça”.

O Desembargador Cezário Siqueira Neto, que assumiu a Vice-Presidência do TJSE, disse que está orgulhoso em compor a Mesa Diretora com colegas de larga experiência. Já a Desembargadora Aparecida Gama, que ficará à frente da Corregedoria Geral da Justiça, ressaltou que cumprirá sua missão com empenho. “É um cargo muito difícil porque vamos lidar com servidores e colegas Magistrados, mas estou bastante disposta”, ressaltou a Desembargadora.

Os chefes dos Poderes Executivo e Legislativo também estiveram presentes. Para o Governador Marcelo Déda, o Desembargador Roberto Porto integra uma nova geração, a qual ele também pertence, e que começa a ocupar espaços importantes nos três Poderes. “Tenho certeza que ele conduzirá com respeito, dignidade e responsabilidade os destinos do Poder Judiciário, tranquilizando a sociedade em relação a um serviço indispensável para a manutenção da democracia”, opinou o Governador.

Já o Presidente da Assembléia Legislativa de Sergipe, Deputado Estadual Ulisses Andrade, lembrou que o Desembargador Roberto Porto tem uma trajetória significativa nos serviços prestados à Justiça sergipana. “Ele contribuiu para a modernização da Procuradoria Geral do Estado quando por lá passou e fez um grande trabalho como advogado”, elogiou Ulisses Andrade.

Antes da leitura do termo de posse, a Desembargadora Célia Pinheiro – que assumiu a Presidência em julho de 2008 após a aposentadoria do Desembargador Artêmio Barreto – discursou sobre a posse e fez um resumo das atividades realizadas durante a gestão “Semeando em Terreno Fértil”.  “As solenidades de posse têm mágico poder de simultaneidade: despedida e chegada. De agradecimento pelo que passou e esperança pelo que virá”, disse, continuando o discurso com uma alusão aos sobrenomes dela – Pinheiro – e do novo Presidente – Porto: “Sólida embarcação que se encontra”.

A Desembargadora Célia Pinheiro fez também um resumo sobre suas atividades, destacando a virtualização da 16ª Vara Cível – Juizado da Infância e Juventude, criação do Portal da Infância e Juventude, articulação com órgãos governamentais e não governamentais para o tratamento de jovens dependentes químicos, reordenamento dos abrigos, discussão com os Prefeitos eleitos para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes, convênios firmados com a Unit e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, programas de estímulo à adoção, cursos, seminários, entre outros.

A solenidade de transmissão da Mesa Diretora contou ainda com o discurso da Procuradora Geral de Justiça, Maria Cristina Foz Mendonça. Ela disse que o Desembargador Roberto Porto tem personalidade aberta e cordial e que as características dos outros componentes da Mesa não deixam dúvidas de que eles conduzirão os destinos do Judiciário de forma harmônica e equilibrada.

Já o Presidente em exercício da Associação dos Magistrados de Sergipe (Amase), Paulo César Cavalcante Macedo, disse que teve a honra de acompanhar o trabalho do Desembargador Roberto Porto frente à Escola Superior da Magistratura de Sergipe (Esmese). “Pude observar seu zelo pela coisa pública e pela Magistratura. O Desembargador Roberto Porto tem uma característica marcante, que é a habilidade em lidar com gente, conquistar e honrar a confiança das pessoas”, ressaltou o Juiz.

O último a discursar antes do Presidente do TJSE foi o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Sergipe, Henri Clay Andrade. Ele falou que a solenidade é histórica porque leva à Presidência do Tribunal de Justiça de Sergipe um advogado. “Emblematicamente a advocacia presidirá o Judiciário porque, pela primeira vez, toma posse um advogado indicado em lista sêxtupla, através de eleição direta entre os advogados. O Desembargador Roberto Porto representa os sonhos dos advogados , já que na sua essência é um advogado, um sacerdote da cidadania”, disse Henri Clay.