Clicksergipe - Onde Sergipe é a notícia!
       



SE registra 10º caso da nova gripe

19/8/2009

Informação foi dada esta manhã pela SMS. Plano de prevenção e combate à propagação do vírus foi lançado

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou na manhã desta quarta, 19, o décimo caso confirmado da nova gripe em Aracaju, a única cidade sergipana com portadores do vírus. Desses dez pacientes, nove já receberam tratamento e estão curados. Oito casos suspeitos aguardam confirmação laboratorial.

O número de ocorrências é dividido pelo Ministério da Saúde em dois momentos: o primeiro deles compreende os casos confirmados entre abril e a segunda quinzena de julho, quando todos os portadores do vírus Influenza entravam para as estatísticas; já o segundo corresponde ao período de 16 de julho até hoje, onde os casos relevantes são classificados como ‘síndrome respiratória aguda’.

“No primeiro momento foram confirmados nove casos em Sergipe, mas nessa etapa todos os casos diagnosticados no Brasil com vírus Influenza comum eram levados em conta. Hoje o Ministério adota o termo ‘síndrome respiratória aguda’, que é mais grave. Deste tipo, temos um caso confirmado já no segundo momento”, explica o secretário da Saúde, Marcos Ramos.

Uso de máscaras desnecessário em SE

Questionado se há motivo para pânico, ou mesmo para medidas preventivas mais intensas, como uso de máscaras em locais com aglomeração de pessoas, o secretário procura tranqüilizar a população. “O número de casos em Sergipe é baixo, todas as medidas possíveis estão sendo tomadas. Não precisa pânico”, diz.

A coordenadora do programa de Vigilância Epidemiológica do município de Aracaju, Taíse Cavalcante, disse que os profissionais da rede de atenção básica já receberam as instruções necessárias no que diz respeito ao atendimento de pacientes com suspeita da nova gripe e fala que é hora de intensificar as orientações à população.

“É preciso passar informação de qualidade à população, buscar apoio da imprensa para que as orientações sejam multiplicadas para diminuir a propagação da doença”, fala Taíse. Comunicação e parceria, por sinal, são palavras-chave do Plano de Ações de Cuidados e Prevenção à Nova Gripe apresentado na manhã de hoje.

Engajamento do Corpo de Bombeiros

No evento, vários membros de órgãos ligados à saúde e do Corpo de Bombeiros, que vai se juntar à guerra contra a doença que já matou quase 400 pessoas no Brasil, quatro delas no Nordeste. “Estamos trabalhando o conhecimento de forma geral junto á população”, afirma a tenente Sanany Alves da Silva.

Com os sintomas da nova gripe (febre muito alta, tosse, dores musculares, cansaço e diarréia) o cidadão não pode ingerir nenhum medicamento sem prescrição médica. O recomendável é procurar um hospital ou um posto da rede de atenção básica e seguir as orientações da unidade. 

Por Glauco Vinícius


Fonte: InfoNet