Clicksergipe - Onde Sergipe é a notícia!
       



Mendonça Prado entra com Ação Judicial para proibir a venda do Banese

5/2/2009

O deputado Federal Mendonça Prado (DEM), disse em entrevista ao FAXAJU on-line, na manhã desta quinta feira (05), que estará movendo uma ação cautelar visando proibir a venda do Banco do estado de Sergipe, o BANESE, já que, segundo ele, diariamente se ouve comentários sobre a possível venda do banco. Mendonça explicou que, com a aprovação da Medida provisória 443/2008, ficou mais fácil de o Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, comprarem esses pequenos bancos estaduais como é o caso do Banese. O democrata disse que foi um dos que votou contra a aprovação da MP.

Segundo Mendonça Prado, o governador Marcelo Deda (PT), não tem feito nada de concreto para que não se efetive a venda do Banese. “A gente não vê uma ação firme por parte do governador no sentido de não vender o nosso banco, que é um patrimônio do sergipano”, explica o deputado afirmando que o Banco do Brasil já está trabalhando para que isso aconteça. “Veja por exemplo, o Banco do Brasil tem feito diversos patrocínios a políticos no interior do estado e, com isso tem conseguido administrar a folha de pagamentos de vários municípios do interior, e a gente não vê o governador fazer nada para impedir. Fica tudo em discurso, ele não mostra uma ação concreta”, explica.

Mendonça disse estar preocupado com os constantes comentários em Brasília, tanto na Câmara como no meio econômico, da possível venda do Banese para o Banco do Brasil. O interessado na compra do Banese é o Banco do Brasil e não a Caixa Econômica.“Esses comentários que são ouvidos diariamente aqui em Brasília,  me deixou muito preocupado, já que o Banese é uma instituição que alem de ser estruturada, atende principalmente o pequeno e micro empresário. Outro exemplo que posso dar foi  a transação feita pelo banco com um sindicato, um empréstimo no valor de R$ 10 milhões. Isso significa 10% do capital do banco, o que demonstra que não há zelo com o patrimônio público. Qual a garantia que um sindicato tem?”, questionou o deputado.

“Como disse, estaremos ingressando com uma ação judicial e vamos proibir a venda daquilo que é do povo sergipano. O Banese precisa voltar a fazer o que era feito, na época do ex-governador João Alves Filho, quando tinha o banco do povo, que emprestava dinheiro para o pipoqueiro, que emprestava dinheiro para o micro empresário. Hoje não vemos mais essas ações”, finalizou o parlamentar

Fonte: FaxAju